Parque Natural Municipal Dois Irmãos, no Leblon, Zona Sul do Rio, passa por revitalização Divulgação/Prefeitura Rio

Rio - O Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos, localizado na Rua Aperana, no bairro do Leblon, Zona Sul do Rio, foi revitalizado e entregue aos cariocas nesta terça-feira (26). A grande área preservada de Mata Atlântica tem quatro mirantes e abriga cinco esculturas do mestre da arquitetura Oscar Niemeyer (1907-2012), doadas à cidade em 2002. Há pelo menos três anos o espaço de lazer estava praticamente fechado, sem receber nenhuma visitação. 
A reforma do projeto inclui a recuperação da sede e banheiros com acessibilidade, paisagismo, mobiliário, nova sinalização bilíngue – inclusive, com informações de espécies nativas e o cuidado com os animais –, novo parquinho infantil, academia da terceira idade e a criação de um jardim de borboletas, o primeiro da Zona Sul da cidade. Foram plantadas 11,6 mil mudas de árvores e flores nativas da Mata Atlântica.
"Foi uma revitalização tocada pela iniciativa privada, em que a Prefeitura apoiou desde o começo, com reuniões técnicas, para mostrar o que podia e o que não podia ser feito aqui. O Parque Dois Irmãos é um símbolo muito importante para a cidade, a gente espera com isso atrair mais turistas e mais visitantes cariocas para essa que é uma das vistas mais bonitas da cidade", disse o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.

"Restauramos as cinco esculturas do mestre Oscar Niemeyer, trouxemos uma sinalização moderna de primeiro mundo, com placas direcionais e fotos de espécies que existem no parque. Também temos 40 novos bancos de plástico, fabricados com o uso de 40 mil garrafas pet que retiramos do meio ambiente. Há ainda um espaço infantil para atender os visitantes, principalmente os moradores da comunidade Chácara do Céu", explicou o sócio-fundador do Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC), Heitor Wegmann Jr.
O Parque fica aberto de terça a domingo, das 6h às 17h, com entrada gratuita.

Flora e fauna no Parque Dois Irmãos

O Parque Dois Irmãos é uma área de 39 hectares preservados com trilha, jardins, lago, anfiteatro e quatro mirantes que mostram a orla do Leblon e Ipanema e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente no Rio, a Eco-92, com o objetivo de proteger a área e preservar a fauna e a flora da região. Ipê roxo, pau-brasil, embaúba e outras árvores nativas da Mata Atlântica são encontradas no parque, bem como tucanos, saíra-sete-cores, tiê-sangue, saracuras, jacupemba, gambá-de-orelha-preta, preguiça-de-três-dedos, caxinguelê, coruja-orelhuda, teiú-gigante, micos e macacos prego.

Esculturas de Oscar Niemeyer restauradas

As cinco esculturas abstratas em ferro, medindo até quase oito metros de altura e pintadas de vermelho, foram criadas por Niemeyer aos 91 anos. As obras, batizadas "Forma no Espaço II e III", "Mulher I", "Violência" e "Retirantes", foram exibidas pela primeira vez ao público no pátio do Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, em outubro de 1999. No ano seguinte, ficaram expostas na Praia do Leme, até serem transferidas definitivamente para o parque, em 2002. Foram as últimas esculturas criadas por Niemeyer, tornando-as ainda mais importantes.

A restauração das esculturas, iniciada em março, contou com uma equipe de oito profissionais e incluiu etapas de desmontagem, remoção de trechos comprometidos devido à corrosão, higienização, tratamento anti-oxidação, aplicação de camada protetora, substituição das peças comprometidas idênticas às originais, pintura, preparo das bases no parque, transporte, instalação e montagem e retoques finais de pintura.

Oscar Niemeyer (1907-2012) foi um dos maiores arquitetos da história do Brasil e do mundo. Conhecido por seu estilo modernista, de traços certeiros, materiais aparentes e curvas improváveis, ele deixou um legado de mais de 500 construções nas Américas, Europa e África. No Estado do Rio, seu legado é marcado pela Casa das Canoas, o Sambódromo e ainda o Museu de Arte Contemporânea em Niterói. Mas o que realmente o levou ao reconhecimento mundial foi a colaboração com Lucio Costa e Carlos Leão na construção de Brasília.
Parque da subida do Outeiro da Glória reaberto
O Parque Municipal Lúcio Costa, também conhecido como Parque da subida do Outeiro da Glória, na região Central do Rio, foi reaberto ao público no último dia 19, após passar por melhorias. Fechado há cinco anos, o local passou por inspeção da Subprefeitura do Centro na tarde desta segunda-feira (18) e foi concluído que a área de lazer já pode voltar a receber o público.
A Subprefeitura enviou nos últimos dias equipes para intervir e fazer as reformas necessárias para que a praça esteja apta a receber visitantes. Mesmo com as intervenções, os técnicos municipais identificaram outros ajustes a serem feitos nos próximos dias, como a colocação de gradil, poda de árvores e reparo nas luminárias.
A CET-Rio também vai implementar mais um acesso ao Parque Municipal. A entrada do público poderá ser feita pela Rua do Russel, nº 90, próximo à saída B do metrô da Glória, ou pela rua que dá acesso à Igreja do Outeiro. O funcionamento da área de lazer será das 10h às 18h nos dias de semana, e das 10h às 16h aos finais de semana. A entrada é gratuita.