Rio - Com mais de 13 horas em estágio de mobilização, 17 bolsões d'água foram registrados entre as zonas Sul, Norte e Oeste após a chuva que atingiu a cidade, na noite deste sábado (7) e na madrugada deste domingo (8). Segundo o Centro de Operações Rio (COR), além dos alagamentos, houve seis quedas de árvore.
Para este domingo, ainda há previsão de chuva fraca e isolada ao longo da manhã. A partir da tarde, estas áreas se afastam, a umidade reduz e, com isso, não há mais chance de chuva no município. As temperaturas ficarão entre 21°C e 34°C.
fotogaleria
Neste sábado, o Alerta Rio previu chuva "muito forte" com raios e ventos que poderiam ultrapassar os 76 km/h. Entre 19h e 20h, a estação Forte de Copacabana, na Zona Sul, registrou rajadas de 73 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A região mais atingida foi Guaratiba, na Zona Oeste, onde o COR registrou 17,8 mm de água, às 19h15 deste sábado. Antes da chuva, a sensação térmica no bairro chegou a 55,8°C.
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) monitoram as chuvas. Os bombeiros já atenderam a um total de 40 ocorrências relacionadas às chuvas, nas últimas 24 horas, em todo o território fluminense.
Os agentes da Defesa Civil Estadual estão em contato permanente com as prefeituras, dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal - o que ainda não aconteceu.
Monitoramento
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) segue acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos e enviando alertas para os municípios.
Neste momento, Niterói, na Região Metropolitana, e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, apresentam risco alto para deslizamentos de terra.
Há também alerta de risco hidrológico alto em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
*Reportagem do estagiário Leonardo Marchetti, sob supervisão de Thiago Antunes
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.