Passageiros que embarcaram em Tel Aviv chegaram ao Rio na madrugada de ontemDivulgação / Força Aérea Brasileira

Rio - Um voo com mais 214 brasileiros que estavam em Israel chegou ao aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte da cidade, na madrugada desta quinta-feira (12). O grupo, que aterrissou na Base Aérea do aeroporto às 2h41, estava em Jerusalém e aguardava resgate depois dos ataques do Hamas.
O avião KC-30, da Força Área Brasileira (FAB), decolou às 12h30 de Tel Aviv e não fez escala. Três gatos e um cachorro também estavam na aeronave. 
O voo de uma caravana religiosa comandada pelo pastor Felippe Valadão voltou ao Brasil com mais de 100 brasileiros na tarde de quarta-feira (11). Na recepção, fiéis se reuniram para cantar com bandeiras do Brasil e balões. Já os passageiros chegaram com bandeiras de Israel e se emocionaram com a festa no terminal. A caravana com 103 brasileiro chegou a Israel no último dia 2, mas o passeio precisou ser interrompido.
Outros dois voos com brasileiros que saíram de Israel chegaram no Aeroporto do Galeão, na manhã desta quarta-feira (11). Por volta das 8h40, um jato da Força Aérea Brasileira aterrissou com 40 passageiros que haviam desembarcado em Brasília durante a madrugada. O grupo, que carregava bandeiras do Brasil, se ajoelhou na pista ao lado da aeronave. Às 9h20, o segundo avião, com cerca de 60 brasileiros, desembarcou no Galeão.
O governo federal mobilizou a repatriação dos brasileiros devido ao confronto iniciado no último fim de semana entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio. Estão previstos mais quatro voos até domingo (15) na chamada Operação Voltando em Paz, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Neste primeiro momento, a estimativa é retirar 900 brasileiros que estão em Israel e na Palestina. Segundo o Itamaraty, idosos, grávidas e crianças são os três grupos prioritários no processo de repatriação.