47 fuzis foram apreendidos com os três homens na Barra da Tijuca, Zona Oeste do RioReprodução / Polícia Federal

Rio - O número de fuzis apreendidos desde o início do ano no Estado do Rio é mais da metade das apreensões feitas em todo o país. Os dados foram divulgados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

De acordo com o levantamento, apenas no RJ, as forças de segurança apreenderam 472 fuzis, sendo 408 pela Polícia Militar. Já no Brasil, neste mesmo período, foram apreendidas 933 dessas armas.

Ainda segundo os dados do Senasp, em relação à apreensões de fuzis, atrás do Rio, vêm os estados de São Paulo, com 117 apreensões, Rio Grande do Sul com 63, Bahia com 38, Paraná com 36 e Minas Gerais, com 34.
Apreensão na Barra
Três homens foram presos em flagrante e 47 fuzis apreendidos, no fim da tarde da última terça-feira (10), em uma casa dentro de um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. De acordo com a Polícia Federal, o armamento seria distribuído para traficantes da Rocinha, na Zona Sul. Segundo a PF, o arsenal estava escondido em guarda roupas e em malas distribuídas pela residência.

Operação Maré

A megaoperação realizada pelas forças de segurança pública para prender criminosos do Complexo da Maré nos últimos três dias tem teve 24 prisões efetuadas e 13 fuzis apreendidos. Até o momento, em três dias de operação, já foram contabilizados R$ 20 milhões de prejuízo para as organizações criminosas.
A Operação Maré ocorre em virtude das investigações da Polícia Civil que apontaram criminosos fortemente armados e com táticas de guerra nas comunidades, além da morte dos três médicos que ocorreu na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, na última semana.

A ação é a maior já realizada com uso de tecnologia, aliada à inteligência e investigação. Equipamentos como drones com câmeras que fazem mapeamento de áreas em 3D e uma câmera com zoom de longo alcance são utilizados e têm capacidade de reconhecimento facial e identificação de placas de veículos.