Brasileiros aterrizaram no Galeão às 4h Divulgação / FAB
Oitavo voo com brasileiros repatriados de Israel chega ao Galeão
209 pessoas, incluindo 12 crianças de colo, desembarcaram de aeronave da Força Aérea Brasileira no início da manhã; nove pets também integraram o grupo
Rio – Mais 209 brasileiros e nove pets chegaram ao Aeroporto Internacional do Galeão, na Zona Norte, nesta segunda-feira (23). Os passageiros, incluindo 12 crianças de colo, foram repatriados de Israel, devido ao conflito militar entre israelenses e palestinos que já deixou um lastro de mortes na região. O grupo aterrissou por volta de 4h no oitavo voo da Operação Voltando em Paz, iniciada em 10 de outubro.
A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou ainda no domingo (22) do aeroporto de Tel Aviv, em Israel. Os passageiros que ficaram no Rio de Janeiro desembarcaram no Terminal 2. Já os que seguiram viagem para outros estados foram encaminhados ao Salão Nobre do aeroporto.
Ao todo, 1.410 brasileiros e 53 pets já foram resgatados pela FAB desde o início da operação. Os grupos foram retirados de ônibus das principais cidades israelenses e encaminhados ao aeroporto de Tel Aviv, onde embarcaram em aeronaves do Governo Federal. Desde o início da ação já houve desembarques em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.
Temporariamente, esse foi o último voo adicional para resgatar brasileiros em Israel. Segundo o Itamary, levando em consideração as condições locais atuais e a operação regular do aeroporto internacional de Ben Gurion, não há necessidade de continuar a ação.
“O Ministério das Relações Exteriores mantém a orientação, como tem feito desde a eclosão do conflito, no sentido de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que segue operando”, declarou a pasta em uma nota emitida neste domingo (22).
Gaza
Ainda há um avião, da presidência da república, no Cairo, Egito, aguardando autorização para resgatar cerca de 30 brasileiros e familiares diretos, presos na Faixa de Gaza. O grupo está abrigado nas localidades de Khan Younis e Rafah, nas proximidades da fronteira com o Egito e espera autorização para o trânsito pelo terminal de Rafah.
Na nota deste domingo (22) o Itamaraty disse que mantém permanente contato com os nacionais e que seus veículos estão de prontidão aguardando a liberação da via para buscar os brasileiros.
*Reportagem da estagiária Bruna Bittar, sob supervisão de Iuri Corsini
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.