Zona Oeste receberá a última etapa da campanha de vacinação antirrábica Divulgação / Vigilância Sanitária
Iniciando em agosto, o projeto ocorreu de forma escalonada por diversos bairros, divididos em cinco grupos para alcançar todas as regiões da cidade. A expectativa do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio) é de que pelo menos 500 mil animais sejam vacinados. No ano passado, mais de 380 mil bichinhos foram atendidos.
Aline Borges, presidente do IVISA-Rio, celebrou a última fase e os resultados. "Estamos chegando na última etapa com resultados positivos para a cidade do Rio de Janeiro. Isso se deve à grande adesão dos cariocas em proteger os seus animais, ajudando também a proteger a população. Nossa principal meta é ampliar ainda mais a cobertura vacinal em todo o município a cada ano. Não há melhor forma de prevenção contra a raiva do que a vacina", disse.
A vacina antirrábica ajuda a prevenir e manter o controle da raiva, que não é notificada no município em cães e gatos há 28 anos e, em humanos, há 37 anos. O imunizante deve ser administrado anualmente e é a principal forma de prevenção e controle da doença. Cães e gatos a partir de três meses de idade e adultos saudáveis poderão receber o medicamento.
A relação dos postos desta quinta e última etapa estará disponível no site da Vigilância Sanitária, a partir da próxima semana.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.