Empresa responsável pela organização dos shows de Taylor Swift no Brasil distribui copos de água na fila após determinação de CastroVictor Chapetta / Agnews

Rio – Após determinação do governador Cláudio Castro (PL), fãs da cantora americana Taylor Swift passaram a receber água gratuita enquanto aguardam na fila do show no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Engenho de Dentro, Zona Norte.
A distribuição de água é uma das medidas determinadas após a jovem Ana Clara Benevides, de 23 anos, morrer de mal súbito por conta do forte calor durante o show de Taylor, na noite desta sexta-feira (17).
As outras ações estabelecidas por Castro, para as apresentações da cantora que ocorrem neste sábado (18) e no domingo (19), também no Estádio Nilton Santos, são a instalação de novos bebedouros dentro das dependências do estádio e permissão do acesso com garrafas de plástico vazias.
"Para os próximos dois dias de shows, o órgão [Procon] oficiou a empresa organizadora para instalar mais bebedouros dentro do Engenhão e, principalmente, a permitir o acesso de garrafas de plástico vazias, sem tampa, para servir de refil. Em outra frente, determinei que a Cedae e os agentes da Lei Seca distribuam água mineral no entorno do Engenhão", disse.

O governador ainda ordenou ao Procon do Estado que realizasse a apuração, junto à Ticket for Fun, empresa organizadora do evento, sobre os motivos da proibição da entrada com água no estádio. Além disso, informou sobre a disponibilização de mais ambulâncias para atender com rapidez as ocorrências.
Também serão utilizados seis caminhões que jogarão água nos fãs que estarão na fila para ajudar a amenizar os impactos causados pelo calor. A empresa responsável pelo evento foi notificada pelos Bombeiros para que aumente a estrutura interna para atendimento e o número de brigadistas e maqueiros.
Ministro da Justiça quer apurar proibição à água após morte em show de Taylor Swift
Mais cedo, o ministro da Justiça Flávio Dino, por meio das redes sociais, determinou a investigação imediata do caso após denúncias de que a organização do evento teria barrado a entrada de garrafas de água e que a venda do produto dentro do estádio era escassa.
"Orientei o Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis -ainda hoje - quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de água para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de calor que o Brasil atravessa. O Código de Defesa do Consumidor exige que os serviços sejam seguros e adequados à saúde. É inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à água", escreveu Dino.

Empresa Ticket for Fun anuncia que será permitida a entrada com copos de água

Em comunicado divulgado em seu perfil de Instagram T4F, a Ticket for Fun informou um reforço no plano de ação. A tomada de atitude veio depois que o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, após conversa com o prefeito Eduardo Paes (PSD), determinou à Assessoria de Grandes Eventos do MPRJ que acionasse a T4F para a tomada de medidas de prevenção urgentes.
"Diante da previsão de aumento da onda de calor na cidade do Rio de Janeiro, informamos que estamos reforçando o plano de ação especial realizado para o primeiro dia de show, especialmente o fornecimento de água gratuita nas filas e em todos os acessos e entradas ao estádio e no seu interior. Desta forma, novos pontos de distribuição gratuita de água estarão à disposição do público durante o evento.

Também será permitida a entrada no estádio com copos de água lacrados e alimentos industrializados lacrados, sem limitação de itens por pessoa. Esclarecemos que a exigência dos itens serem lacrados segue recomendações de segurança.

Também ressaltamos que a proibição de entrada de garrafas de água em estádios é uma exigência feita por órgãos públicos e que não realizamos a comercialização de bebidas e alimentos, sendo essa uma atribuição da administração do estádio.

O efetivo de serviços foi reforçado. Cerca de 200 colaboradores extras irão se somar aos 1.230 profissionais que estão trabalhando no evento desde o início entre seguranças, brigadistas, orientadores de público e outros. Além disso, a estrutura de atendimento médico foi reforçada, totalizando 8 postos médicos disponíveis, 8 ambulâncias e 8 UTIs móveis".
Ministério Público e Polícia Civil investigam a morte
A Polícia Civil abriu uma investigação para apurar as causas da morte da estudante de psicologia.
A corporação determinou o encaminhamento do corpo para o Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto (IMLAP), na região central do Rio, para a realização da necropsia. O caso está sendo investigado pela 24ª DP (Piedade).
Já o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) informou que a apuração criminal relacionada à morte da jovem Ana Clara será acompanhada por meio de uma das Promotorias de Justiça de Investigação Penal, a partir do registro de ocorrência lavrado junto à delegacia de polícia da área. Além disso, divulgou que promotores de Justiça estarão de plantão neste fim de semana no Estádio Nilton Santos para fiscalização de medidas a fim de evitar novos problemas e garantir a proteção da saúde do público.
A jovem teria se sentido mal por causa do forte calor que fez no local. Nesta semana, o Rio de Janeiro enfrenta uma forte onda de calor e marca sensações térmicas recorde na cidade. Na sexta, a sensação chegou a 59,3°C, registrados em Guaratiba, na Zona Oeste.