Fogo na subestação de Nova Iguaçu, na BaixadaReprodução

Rio - Moradores de diversos bairros do Rio voltaram a ficar sem energia no fim da noite deste sábado (18), após o temporal que atingiu a cidade. Essa foi a segunda interrupção no serviço hoje. Na Zona Norte e na Baixada Fluminense, por exemplo, a população enfrenta mais de uma hora sem luz em meio às altas temperaturas que ultrapassaram os 43ºC. 

De acordo com a Light, mais cedo uma ocorrência em Furnas sobrecarregou o sistema elétrico da companhia e, seguindo protocolos de segurança, a distribuidora precisou cortar as cargas das subestações Pavuna e Colégio, impactando o fornecimento de energia para os clientes destas regiões. Além disso, as subestações Washington Luís, Meriti e São João desarmaram em função desta mesma ocorrência.

A concessionária aguarda a normalização no sistema de Furnas para repor as cargas e religar os clientes. A mesma ocorrência ainda sobrecarregou a subestação de Nova Iguaçu, causando curto na mesma e deixando clientes sem energia. A concessionária restabeleceu a energia normalizando a distribuição para os clientes após manobras feitas na rede. Nas redes sociais, moradores da região registraram uma subestação pegando fogo.
Após as chuvas, mais quedas de energia voltaram a acontecer em outros pontos da cidade. Segundo o Centro de Operações Rio, o município entrou em Estágio 2 devido a previsão de mais chuvas nas próximas horas.

Ainda nas redes sociais, internautas relataram a falta de energia na UPA do Complexo do Alemão. 
Outras regiões atingidas
Também houve  apagão em bairros de São Gonçalo e Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A Enel, responsável pela energia nessa região, informou que a tempestade, com rajadas de vento e raios, causaram 'danos severos à rede elétrica' nas nestas cidades, além das regiões Serrana e de Magé.
"Dando sequência ao plano verão preparado para este período crítico, foi acionado imediatamente um reforço no número de equipes em campo para agilizar o atendimento às emergências. Em situações de contingência, devido ao alto volume de chamadas no call center, a empresa orienta que os clientes utilizem os canais digitais para agilizar o atendimento", disse em nota.
A empresa reforçou a estrutura em todos os canais de comunicação direta para ingresso das solicitações. O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601-9608). Além do WhatsApp, a companhia orienta que que as solicitações de falta de luz sejam feitas pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br