A Cedae realizará a manutenção anual preventiva no Sistema Guandu, paralisando a produção de água tratada das 4h de quinta-feira (23) Divulgação
Abastecimento de água será afetado por manutenção da Cedae no Sistema Guandu na próxima quinta
Reparo pretende atender o aumento da demanda por água durante o verão. Capital e Baixada Fluminense serão afetados pelo serviço
Rio - A Cedae realizará, das 4h de quinta-feira (23) às 4h de sexta-feira (24), uma manutenção preventiva do Sistema Guandu, afetando o abastecimento de água em diversos municípios da Baixada Fluminense, além da capital. O reparo aconteceria na última quinta-feira (16), mas foi adiado por conta do forte calor que tem feito no estado.
O serviço, que também será feito nos subsistemas de água tratada Marapicu e Lameirão, mobilizará 500 profissionais, entre engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento. Os técnicos farão inspeções e correções para reforçar a eficiência do sistema, como instalação de equipamentos, reparos gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal.
"A aproximação do verão traz a necessidade da manutenção, já que a demanda por água aumenta consideravelmente. A ação visa garantir o pleno funcionamento do sistema, otimizando a operação e a segurança da unidade. É a oportunidade de identificar e corrigir possíveis irregularidades para prevenir ocorrências futuras", explicou Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae.
Durante o serviço, a produção de água ficará interrompida nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados. A operação do sistema será retomada de forma gradativa após a conclusão da manutenção.
A Cedae recomenda à população que reserve água para o período, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo.
A distribuição de água nas localidades atendidas é de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, de acordo com as respectivas áreas de atuação.
Calor intenso no Rio
Em mais um dia de calor extremo, o Rio de Janeiro atingiu novos recordes de sensação térmica e temperatura neste sábado (18). De acordo com o Alerta Rio, a maior sensação térmica registrada foi de 59,7ºC, em Guaratiba na Zona Oeste, às 8h10. Em relação à temperatura, às 11h05, foi marcado 43,8ºC na mesma região. Ainda existe a possibilidade de um novo recorde.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.