Rio - A cidade do Rio entrou no Estágio 2, às 17h10 desta quinta-feira (23), devido à previsão de chuvas e ventos fortes a moderados nas próximas três horas. O alerta aponta para risco de ocorrências de alto impacto na cidade. Já chove em algumas regiões das zonas Oeste e Norte, como Anchieta, Guaratiba, Irajá, Penha e Grota Funda. Também há registro de bolsão d'água na Rua Capitão Mário Barbedo, altura da Estrada Japoré, no Parque Anchieta.
Segundo o Alerta Rio, núcleos de chuva que atuam sobre a Zona Norte se deslocam para a região da Tijuca e Centro do Rio. Previsão de pancadas rápidas de chuva moderada a forte na próxima hora. Há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento na Zona Norte. A Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica registrou vento de 57,4 km/h na Base Aérea do Campo dos Afonsos entre 16h e 17h desta quinta-feira (23).
Em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, também houve registro de chuva moderada por volta das 17h. A Defesa Civil da cidade informou que há previsão de chuva moderada a forte para as próximas horas com possibilidade de rajadas de vento moderado a forte. Moradores do município sofreram nos últimos cinco dias com a falta de energia elétrica em decorrência de uma forte tempestade no último sábado (18). A chuva deixou cerca de 60 mil casas sem luz em São Gonçalo e Niterói.
"Começa a chover e o povo já fica temeroso, e com razão. Devido aos estragos causados e ainda sentidos, da última chuva que caiu, na região de Niterói e São Gonçalo", escreveu um morador nas redes sociais.
Previsão para as próximas horas na cidade do Rio
A previsão é de céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas isoladas de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento moderado a forte para tarde e noite desta quinta-feira (23). O Estágio 2 é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.
Recomendações
– Siga sua rotina, mas fique atento; – Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações; – Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR; – Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito! – Baixe o aplicativo do COR.Rio, disponível para Android (http://bit.ly/appcor_android) ou iOS (http://bit.ly/appcor_ios); – Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.