Carnavalesco Leandro Viera e curadora Daniela Name vão participar de debate sobre as obras do artistaTiago Morena / Divulgação

Rio - O artista e carnavalesco Leandro Vieira, campeão do Carnaval 2023 com a Imperatriz Leopoldinense, vai realizar uma exposição na Central do Brasil, no Centro do Rio, em um trem-galeria estacionado na plataforma 13 da estação. A mostra, que fala sobre o processo criativo das fantasias para desfiles de carnaval, será aberta neste sábado (09), a partir das 9h, e vai até 27 de janeiro.
“Corpo Popular” e busca homenagear os parceiros de barracão, costureiras e aderecistas, que ajudam o artista a criar os figurinos. Fotos, desenhos, croquis, retalhos de tecidos e materiais utilizados em fantasias nos últimos carnavais fazem parte da exposição. Leandro Vieira e a curadora do evento, Daniela Name, vão estar no local para conversar com o público, a partir das 11h.
A programação oferece, também, duas oficinas gratuitas de adereços, comandada por Penha Maria Lima, integrante da equipe de barracão de Leandro. Elas vão acontecer nos dias 16 de dezembro e 13 de janeiro, às 15h. Para participar, é necessário realizar inscrição através das redes sociais em @corpopopular
“A Central do Brasil é um território de afeto para mim, e que influencia diretamente na vida cotidiana das pessoas que trabalham comigo e que fazem a performance plena daquilo que tenho como ofício artístico. Levar a mostra para um trem parado na Central do Brasil tem a intenção de popularizar, aumentar, ampliar, de ir para lugares que não costumam ser territórios convencionais para o consumo de arte”, destaca o carnavalesco.
O projeto acontece em dois espaços, simultaneamente. Além da Central do Brasil, o Paço Imperial, na Praça XV de Novembro 48, Centro, está recebendo desde o último sábado (02) uma obra que celebra aqueles que vestem os trajes criados pelo artista. Com entrada franca, ela ficará em cartaz até 25 de fevereiro e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 12h às 18h.
O trem-galeria fica na Praça Cristiano Ottoni. O acesso é gratuito e feito pelas roletas de passageiros da Supervia. A exposição acontece aos sábados, das 9h às 18h.