Homem mostra de boletim de ocorrência por assalto ao ser abordado por criminosos Reprodução/Redes sociais

Rio - Um homem sofreu uma tentativa de roubo no bairro do Grajaú, Zona Norte, quando voltava da delegacia após registrar um boletim de ocorrência por assalto sofrido momentos antes. Segundo moradores, o caso aconteceu às 4h20 desta quinta-feira (7) na Rua Mearim, próximo à esquina com a Rua Grajaú. Imagens gravadas por um morador mostram a ação dos criminosos e o desespero da vítima ao tentar explicar que não tinha nenhum pertence para entregar. Veja o vídeo abaixo.
Dois criminosos em uma moto, ambos de capacete, abordaram um táxi com o motorista e o passageiro. Enquanto um bandido desce da motocicleta e vai em direção ao taxista, o segundo criminoso revista o passageiro. O homem, então, levanta as mãos e mostra um papel com o registro de ocorrência que havia acabado de abrir na delegacia. "Acabei de ser assaltado. Olha o boletim de ocorrência", diz a vítima no vídeo. 
O criminoso segue a revista, mas como não encontra nenhum pertence de valor se junta ao comparsa na moto. A dupla foge em seguida. Nas redes sociais, moradores do Grajaú demonstraram insatisfação com a segurança no local e repercutiram o caso. "Senhores moradores do Grajaú, onde vamos parar? Vocês têm noção da gravidade disso? Morador ser assaltado, ir na delegacia e, ao retornar para casa, é assaltado de novo! Virou piada? O Grajaú virou o bairro preferido da Zona Norte para prática de assaltos", escreveu um deles.
Procurada, a Polícia Militar informou que o 6º BPM (Tijuca) não foi acionado e que foi reforçado o policiamento com viaturas e motopatrulhas que atuam junto às unidades do programa Segurança Presente. A corporação destacou também que o batalhão tem realizado reuniões frequentes com os moradores para debater as demandas da região. A PM afirmou ainda que, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), entre janeiro e outubro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022, houve queda de 26,5% nos roubos na região e os roubos a veículos caíram 36,5%. Já os roubos a transeuntes reduziram 26,8%.
A Polícia Militar informou que, somente este ano, cerca de 700 prisões foram realizadas na região. "Dentro desse cenário, o 6º BPM segue trabalhando também junto às delegacias de sua área de atuação para identificar e prender os praticantes de tais delitos", completou a corporação, que ressaltou a importânia do acionamento de equipes para casos imediatos, por meio da Central 190 e do App RJ 190, bem como o registro dos crimes nas delegacias, "o que proporciona um direcionamento das análises das manchas criminais locais mais preciso e efetivo". 
Em nota, a Polícia Civil informou que o primeiro registro foi realizado na 23ª DP (Méier), onde ocorreu o primeiro roubo. Já o segundo, no bairro do Grajaú, ainda não foi registrado, mas a 20ª DP (Vila Isabel) deu início a diligências e vai ouvir a vítima para obter informações que contribuam com a identificação dos criminosos. "As investigações de ambos os casos estão em andamento".