Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quarta-feira (13), 17 folders em linguagem simples com temas relacionados aos direitos da pessoa com deficiência, em um evento no Teatro Gonzaguinha, no Centro, às 8h30. Segundo a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), objetivo da coleção é levar informação à população de uma maneira mais compreensível.
Temas como Brincadeira, Desfralde, Seletividade Alimentar, Capacitismo e Comunicação fazem parte dos 17 folders. Todos os exemplares podem ser acessados no site da SMPD e a ideia é que a coleção seja fonte de pesquisa para familiares de pessoas com deficiência.
Segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), apenas 12% da população brasileira é capaz de ler textos maiores e 30% das pessoas, de 15 a 64 anos, são analfabetos funcionais. Somando-se a esse cenário, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a taxa de analfabetismo das pessoas com deficiência é de 19,5%, enquanto das pessoas sem deficiência, 4,1%.
No último dia 5, inclusive, o Projeto de Lei 6256/2019, que Institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública, foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Por isso, para celebrar esta aprovação, a SMPD decidiu realizar o lançamento da coleção ainda neste mês de dezembro.
Para a secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, o uso da Linguagem Simples é um valor inegociável. "Elaboramos um Guia de Linguagem e Design Simples, em parceria com a Fundação João Goulart, através do Programa Líderes Cariocas. Agora, estamos lançando a primeira coleção em Linguagem Simples para toda a população carioca. Esse é só o começo", disse a secretária.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.