Investigação foi feita pela 42ª DP (Recreio)Reprodução/GoogleMaps

Rio - Um homem apontado como o responsável por negociar drogas, armas, munições e cargas roubadas no Complexo da Pedreira, foi preso, nesta quarta-feira (13), na Pavuna, Zona Norte do Rio.
A prisão foi realizada por agentes da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes). As investigações apontaram que havia organização, hierarquia e divisão de tarefas no grupo criminoso que atua no Complexo da Pedreira, havendo núcleos distintos responsáveis pelo tráfico de drogas, roubo de cargas, comércio de armas e munições e receptação de produtos roubados.
A Pedreira é um grande complexo de favelas localizado nos bairros de Costa Barros, Barros Filho, Coelho Neto, Parque Colúmbia e Pavuna. Traficantes da região, que tem um maior domínio do Terceiro Comando Puro (TCP), costumam entrar em guerra contra criminosos do Comando Vermelho (CV), do Complexo do Chapadão, que ainda abrange os bairros de Anchieta, Guadalupe e Ricardo de Albuquerque, todos na Zona Norte.
Durante as investigações, alguns dos integrantes da organização criminosa foram presos pela equipe da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), inclusive o mesmo homem detido nesta quarta-feira (13). Na ocasião, ele estava recebendo um tablete de cocaína.
Outros alvos também já foram capturados por participação em roubos de cargas na Baixada Fluminense, além de roubos em coletivos e a transeuntes.

O grupo também foi alvo da 'Operação Contra ataque', em novembro de 2022. A ação teve o objetivo de cumprir 21 mandados de prisão pelo crime de organização criminosa, além de 32 mandados de busca e apreensão, no complexo da Pedreira.