Rio - A Polícia Militar realiza na manhã desta sexta-feira (15), diversas operações em comunidades da Zona Norte. Localidades de Nova Iguaçu e Itaguaí, na Baixada Fluminense também são alvos da PM. Segundo a corporação, as ações têm objetivo de coibir a atuação de criminosos nas regiões.
Agentes do Comando de Operações Especiais (COE) atuam no Parque União e Nova Holanda, no Complexo da Maré, desde as primeiras horas da manhã. Veículos blindados e helicóptero foram vistos por moradores.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva acionou o protocolo de acesso mais seguro e suspendeu o funcionamento. Já a CF Diniz Batista dos Santos mantém o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas. Já a Secretaria Municipal de Educação informou que, na região da Maré, 22 unidades escolares foram impactadas pela operação, afetando 7,3 mil alunos.
A comunidade foi alvo de agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp) na terça-feira (12). O objetivo da ação era prender suspeitos capixabas, acusados por homicídios e tráfico, que se escondem na região. Ao todo, cinco homens com 12 mandados de prisão em aberto estavam sendo procurados.
Agentes do 16º BPM (Olaria) realizam, desde as primeiras horas a manhã, uma operação policial nas comunidades Cinco Bocas, Pica Pau, Cidade Alta, Vigário Geral e Parada de Lucas. Uma perseguição que teve início em Parada de Lucas terminou com um criminoso morto e outro ferido na Avenida Brasil. Segundo a PM, dados de inteligência apontaram possível deslocamento de criminosos. Então, os policiais passaram a seguir dois carros que saíram da comunidade. No Trevo das Margaridas, os ocupantes desembarcaram e começaram a atirar contra os policiais, que revidaram.
Manguinhos, Arará e Mandela também são alvos de operação da PM. Policiais da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) atuam na região. Até o momento, não foram registrados tiroteios, prisões ou apreensões.
Ainda na Zona Norte, agentes do 9º BPM (Rocha Miranda) atuam nas comunidades Faz Quem Quer, Cajueiro, Mundial, Jorge Turco, Palmeirinha e Mundial desde as primeiras horas da manhã. A ação visa combater criminosos que agem nas localidades. No Complexo da Pedreira, policiais do 41º BPM (Irajá) também realizam uma operação.
Baixada Fluminense
Em Nova Iguaçu, a comunidade do Grão Pará é alvo de operação dos agentes do 20º BPM (Mesquita). Já em Itaguaí, os policiais do 24º BPM (Queimados) na localidade conhecida como Ponte Preta. Até o momento, não informação de prisões, apreensões ou feridos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.