Famoso quiosque em Copacabana é interditado por perturbação de sossego Divulgação / Seop

Rio - A Secretaria de Ordem Pública (Seop) interditou, na tarde desta terça-feira (26), o quiosque Samba Social Clube, na orla de Copacabana, Zona Sul do Rio, por perturbação de sossego. Segundo a prefeitura, a vizinhança reclamava da música ao vivo que tocava madrugada adentro. 
Localizado na Avenida Atlântica, na altura da Av. Princesa Isabel, o estabelecimento não possuía alvará que autorizasse esse tipo de atividade, segundo a Prefeitura do Rio. 
A multa pelo descumprimento da suspensão do alvará de funcionamento é de R$ 2.708 mil. No entanto, o Samba Social Clube assinou, nesta quarta-feira (27), um "Termo de Compromisso" para firmar e garantir que seguirá cumprindo o que está previsto na Lei Complementar nº 172/2017, que permite música ao vivo das 12h às 22h. Após esta assinatura, o quiosque solicitou a desinterdição. 
Em nota, o estabelecimento informou que teve seu funcionamento liberado por volta das 16h de quarta-feira. "O quiosque sempre cumpriu as ordens e exigências previstas em lei, inclusive encerrando qualquer apresentação ao vivo pontualmente às 22h, conforme a legislação vigente ", afirmou.
"O quiosque Samba Social Clube segue com as atividades normais, levando cultura para a cidade e empregando mais de 20 funcionários, somente na unidade Copacabana, neste momento tão importante para o turismo e para os cariocas. Um quiosque que não é apenas um quiosque, mas uma extensão do programa de rádio que existe desde 2007. Um espaço de resistência na Rádio Tupi, que leva a centenas de milhares de ouvintes muita alegria nos fins de semana há mais de quinze anos", concluiu.
Procurada, a Orla Rio, empresa responsável pelos quiosques do litoral carioca, informou que "acompanha e orienta seus operadores quanto ao cumprimento de todas as leis e normas vigentes". A concessionária ainda afirmou que a "lei para os quiosques não é a mesma voltada para bares e restaurantes, que possui obrigatoriedade de ter música ao vivo no alvará".