Renascença Clube terá a fachada repaginadaPedro Ivo/ Agência O DIA

Rio - O Renascença Clube, no Andaraí, Zona Norte, vai passar por uma reforma geral. A licitação com valor de um pouco mais de R$ 3,2 milhões está prevista para a próxima segunda-feira (8) às 10h30. A obra, contratada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e pela empresa municipal de urbanização Rio-Urbe, vai durar seis meses. O modelo de contratação será o de menor preço global, ou seja, a empresa vencedora será a que oferecer o melhor preço pelo serviço, desde que cumpra as exigências do município.

A prefeitura vai repaginar o espaço e fazer a manutenção e recuperação da quadra coberta, a reforma total dos vestiários, a reconstrução da portaria e reformas no prédio administrativo, incluindo novas áreas de convívio e banheiros públicos.


Entre os objetivos está o de que profissionais e usuários obtenham um espaço mais adequado para atividades culturais no clube, que é um polo do samba e da cultura negra na Zona Norte do Rio. Os serviços preveem nova instalações elétricas e adequações das demais instalações prediais.

A portaria vai ganhar novo guichê de bilheteria, ampliação dos portões de acesso, implantação de secretaria em um novo segundo pavimento e uma nova fachada.

Na área externa, onde acontecem às segundas-feiras o tradicional Samba do Trabalhador, de Moacyr Luz, haverá reforma no piso, pintura e implantação de painéis laterais para exposição de banners nas duas laterais de entrada do clube.

Já a quadra esportiva coberta terá o piso de tacos de madeira substituídos por piso cimentado nivelado a laser, pintado e demarcado com novas balizas, postes de vôlei, tabelas de basquete e novos refletores. Todos os sanitários também serão adequados para vestiários.

Esses são apenas alguns exemplos da ampla reforma que também transformará a sala multiuso em um novo centro de memória, e construirá banheiros e uma área de churrasqueira no terceiro pavimento do clube.

O espaço vai ganhar novos aparelhos de ar condicionado tipo Split e ventiladores de parede, elevador para a administração e nova escada de acesso, além de itens de acessibilidade, reforma total das instalações elétricas e adequação das instalações hidrossanitárias.

Todo o sistema de proteção contra incêndio e pânico também será atualizado.

Acordo com Assistência Social

Para além da reforma no clube, um acordo entre o Renascença e a Secretaria Municipal de Assistência Social foi publicado no Diário Oficial do Município de terça-feira (2). A cooperação tem como objetivo promover formação empreendedora para geração de renda autônoma e sustentável para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. O "Rena" vai disponibilizar o espaço físico e realizar as atividades pelo período de 12 meses. Não há compensação financeira por esse acordo.

A secretaria de Assistência Social, no entanto, afirmou que ainda não há data para que as atividades se iniciem e afirmou que o plano de trabalho está em estudos.

Com as atividades pretende-se "gerar oportunidades, contribuir no processo de descoberta e aprimoramento de potencialidades e habilidades pessoais, disponibilizar espaço para convivência comunitária com oferta de atividades de múltiplas linguagens, contribuindo assim para minimizar situações que hoje fragilizam e expõem as crianças, adolescentes e jovens cariocas a diversas situações de vulnerabilidade e risco", explicou a pasta em nota.

O Renascença Clube, ou apenas "Rena", para os íntimos, foi fundado em 1951 por um grupo de pessoas negras com o objetivo de reunir as famílias, difundir a história e cultura afro-brasileira. O espaço sedia uma programação intensa de rodas de sambas. No local, também funciona desde junho de 2022 uma cozinha comunitária.