Ilustração mostra como será a faixa exclusiva da Linha VermelhaDivulgação / Prefeitura do Rio
Linha Vermelha terá faixa exclusiva de acesso à Ilha do Governador e Aeroporto do Galeão
Medida surge por causa do esperado aumento de voos no Galeão, que deve ampliar fluxo de veículos
Rio – A Linha Vermelha terá uma faixa exclusiva de 2200 metros para acesso de veículos à Ilha do Governador e ao Galeão, Zona Norte do Rio. O início da operação está previsto para o fim de janeiro.
A faixa irá funcionar na pista sentido Baixada Fluminense da Linha Vermelha, no trecho entre a Ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso para a Ilha do Governador. O acesso deverá ser feito apenas para veículos que venham da Linha Vermelha e tenham como destino a Ilha/Galeão. Uma fiscalização eletrônica por leitura de placas será implementada para monitorar a via.
Decisão está relacionada com esperado aumento no fluxo do Galeão
Essa medida foi tomada porque a Prefeitura prevê um aumento diário médio de 30% na quantidade de veículos indo para a Ilha do Governador. Esse dado é baseado no esperado aumento de voos previsto para o Aeroporto do Galeão.
Os governos Federal e Municipal buscam estimular o fluxo de voos no Galeão. Para isso, foi imposto um teto de passageiros por ano no Aeroporto Santos Dumont. A expectativa da concessionária RioGaleão é um aumento de 109% nos voos domésticos nacionais e internacionais para janeiro de 2024, em relação ao mesmo período no ano passado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.