Rio - Após mais de uma semana do lançamento da campanha ‘Vem para Biometria’, mais de 4 milhões de eleitores do estado ainda não fizeram o cadastramento. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), só na capital, cerca de dois milhões de cidadãos ainda precisam fazer o cadastro da digital. Em São Gonçalo, na Região Metropolitana, o número chega a 274 mil, e em Nova Iguaçu, na Baixada, a 240 mil.
Em São Gonçalo, até esta quinta-feira (8), a Justiça Eleitoral está com atendimento itinerante no shopping Pátio Alcântara, das 9h às 15h. Para ser atendido, basta levar um documento oficial com foto e um comprovante de residência.
A campanha tem o objetivo de ‘biometrizar’ 100% do eleitorado até o fechamento do Cadastro Eleitoral, em 8 de maio. Na tentativa de alcançar o objetivo no prazo, o TRE chegou a promover outros postos itinerantes entre os dias 23 e 25 de janeiro, na estação Carioca do MetrôRio. Após essas ações, o cadastro pode ser feito em um dos 165 cartórios eleitorais ou uma das 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor, de 11h às 17h. Não precisa de agendamento.
Municípios mais críticos
De acordo com o relatório do TRE-RJ, o município mais crítico é o de Paraty, na Costa Verde, com 44% dos eleitores sem as digitais inscritas. Com mais de 40% estão ainda São José de Ubá (42,42%), Mangaratiba (41,66%), São Gonçalo (41,10%), Japeri (40,45%) Mangaratiba (41,66%), Mesquita (40,76%), Paraíba do Sul (40,59%) e Tanguá (40,25%).
Para o presidente do TRE-RJ, o desembargador Henrique Carlos Figueira, a coleta das digitais não beneficia apenas o eleitor cadastrado. "Elevar o índice de eleitores biometrizados é reforçar a segurança do processo de votação. É benéfico para o eleitor, para o candidato, para o partido político, para a sociedade e para a democracia. A biometria garante que uma pessoa jamais poderá se passar por outra na hora de votar, porque a impressão digital é única", explica.
Além disso, quem precisa regularizar a situação eleitoral, fazer alguma alteração no cadastro ou solicitar qualquer outro serviço que não envolva coleta de biometria pode realizar o procedimento pelo site, por meio do Título Net. Diretora-geral do TRE-RJ, Eline Iris destacou a importância de o eleitor buscar atendimento o quanto antes.
"Estamos com nossos 183 pontos de atendimento abertos para o cadastramento biométrico. O eleitor pode procurar qualquer central de atendimento ou zona eleitoral, não precisa ser na zona em que ele vota. Recomendamos que a coleta seja feita o quanto antes, porque faltam cerca de quatro milhões de eleitores. Como é muita gente, não dá para deixar para a última hora", afirma.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.