Rio – A Rio Ônibus lançou, nesta quinta-feira (8), uma plataforma para facilitar a denúncia de assédios sexuais em vias públicas. A iniciativa faz parte da campanha "Assédio: Não Embarque Nessa". Ônibus e terminais do município serão decorados com cartazes contendo QR codes que, quando escaneados, encaminham o usuário a uma plataforma com botões de contato para os principais telefones de acusação.
A campanha é lançada às vésperas do Carnaval, época em que sete a cada 10 mulheres sofrem com medo de serem assediadas. Segundo o Mapa da Mulher Carioca, 860 casos de importunação sexual em vias públicas foram registrados em 2023. A campanha continuará mesmo após o período festivo.
“Não há mais espaço para comportamentos de hostilidade e violência no transporte público ou em qualquer ambiente. A ideia é que essa plataforma sirva de apoio não só para as vítimas de assédio, mas também para qualquer pessoa que presenciar uma cena criminosa. A mudança começa na conscientização e na denúncia e é isso que estamos buscando”, diz João Gouveia, presidente do Rio Ônibus.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.