Momento em que Speed aborda Luanna Isabelly na SapucaíReprodução / IshowSpeed / Youtube
Vencedora do Miss Universe Trans registra ocorrência contra youtuber americano por transfobia
Darren Jason Watkins Jr., conhecido como Speed, fez uma transmissão ao vivo na qual afirma que a modelo é um 'impostor'
Rio - A modelo gaúcha Luanna Isabelly, atual vencedora do concurso Miss Universe Trans, registrou uma ocorrência contra o youtuber americano Darren Jason Watkins Jr., conhecido como Speed, pelo crime de transfobia. Na quinta-feira (15), ela e seu advogado Diego Cândido estiveram na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro para denunciar um caso que aconteceu durante o desfile das escolas de samba do Grupo Especial na Sapucaí.
O episódio foi filmado pelo próprio Speed, que fazia uma transmissão ao vivo no sambódromo. Ele aborda Luanna e pergunta se ela é solteira e a idade. Com as respostas, ele fala com público da live: "talvez tenha um impostor entre nós", enquanto a modelo dança ao fundo. Em seguida, ele engrossa a voz e repete as falas dela.
A transmissão conta com mais de 1,5 milhão de visualizações na plataforma Youtube. No momento em que estava sendo transmitida, usuários que acompanhavam comentaram diversas vezes a palavra "trans". Além disso, há comentários como "é uma armadilha", "é um impostor", "isso é um homem", entre outros.
Nas redes sociais, a organização do Miss Universe Trans Brasil lamentou o episódio. "Este ato de discriminação foi não apenas desrespeitoso, mas também desumano, minando a dignidade e a autoestima de Luanna diante de uma audiência global, na qual, está a frente como Miss Universe Trans, lutando contra o preconceito e a discriminação", publicou.
"Este incidente, que deveria ter sido um momento de celebração e inclusão, tornou-se um exemplo doloroso da violência simbólica e psicológica que muitas pessoas trans enfrentam diariamente. É importante destacar que, no Brasil, a violência contra pessoas trans é alarmante, com taxas de assassinato que colocam o país no topo das estatísticas globais", complementou.
Em nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Segundo a corporação, diligências estão em andamento para apurar os fatos.
Quem são os envolvidos
Nascida no município de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, Luanna Isabelly, de 28 anos, conquistou o Miss Universe Trans 2023, conquista inédita para o Brasil. Antes disso, ela já havia se tornado Miss Brasil, Miss Rio Grande do Sul e Miss São Leopoldo.
Darren Jason Watkins Jr., que possui um canal de nome "IShowSpeed", é um youtuber americano que faz transmissões ao vivo de jogos e de passeios por onde vai.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.