Jornalista sofre racismo e é agredido em supermercado de Nova Iguaçu; veja vídeo
Colunista do DIA foi ofendido por mãe e filha durante uma discussão na fila do caixa. Uma mulher foi presa por injúria racial e liberada em audiência de custódia
Mãe e filha são investigadas por agredir jornalista Daniel Nascimento durante discussão em supermercado - Reprodução/Arquivo pessoal
Mãe e filha são investigadas por agredir jornalista Daniel Nascimento durante discussão em supermercadoReprodução/Arquivo pessoal
Rio - O colunista do DIA, Daniel Nascimento, foi agredido a socos e sofreu racismo durante uma briga com mãe e filha em um supermercado de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na noite de sexta-feira (16). O jornalista gravou um vídeo que mostra uma das agressoras, identificada como Letícia Karam de Assis, cometendo injúria racial. Veja o vídeo abaixo. Letícia foi presa em flagrante após os policiais assistirem as imagens dela falando "essa negrada", em ofensa contra Daniel e aos demais clientes negros que estavam no local. A 52ª DP (Nova Iguaçu) investiga o caso.
Assista o vídeo:
Jornalista é agredido e sofre racismo de mãe e filha em supermercado de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
A discussão envolvendo mãe, filha e colunista começou por causa de um lugar na fila do caixa do estabelecimento. Segundo Daniel, a mãe, Rosemary Karam, que aparece de cabelo loiro no vídeo, saiu da fila e tentou retornar, esbarrando nele. O jornalista, então, disse que ela precisava decidir onde ficaria, já que a filha dela estava guardando lugar em uma outra fila do caixa.
"Ela me olhou e disse que ficava onde quisesse. Disse também que era advogada criminalista e que não ia dar em nada. Depois a filha dela começou a me xingar. Disse que eu era um morto de fome, um pobre coitado e neguinho feio", contou Daniel ao DIA.
Iniciou-se uma discussão entre os três e Letícia o teria agredido com arranhões e socos. Segundo Daniel, ele reagiu à agressão e revidou com socos para conseguir se afastar. Momentos depois, ao impedir a saída das duas do mercado, o jornalista foi agredido com mais socos. Diante da situação, populares defenderam Daniel e se disponibilizaram a prestar depoimento contra mãe e filha. A Polícia Militar foi acionada e conduziu os envolvidos para a 52ª DP.
Agressora aparece em vídeo debochando
Nas imagens gravadas por Daniel Nascimento é possível ver Letícia, de cabelo preto, rebatendo os demais clientes do supermercado que reprovaram sua atitude. "Essa negrada aí", diz Letícia no vídeo se referindo ao colunista e aos demais negros do local. Ela também debocha dos manifestantes, como é possível ver no vídeo acima.
Letícia foi presa em flagrante por injúria racial e passou por audiência de custódia no domingo (18). A 2ª Vara Criminal da Comarca de Nova Iguaçu determinou pela soltura dela, mediante a medidas cautelares. De acordo com a decisão judicial, Letícia deverá comparecer a cada três meses ao juízo da 2ª Vara Criminal de Nova Iguaçu; está proibida de fazer contato e de se aproximar das vítimas e das testemunhas dos fatos; também está proibida de ausentar-se da comarca por prazo superior a quinze dias. Rosemary também será investigada por lesão corporal.
O caso segue em investigação na 52ª DP (Nova Iguaçu), que houve testemunhas para esclarecer os fatos. O DIA não conseguiu contato com Letícia e Rosemary. O espaço está aberto para manifestação.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.