Eduardo foi encontrado em uma casa na cidade de Rio das OstrasReprodução

Rio - O criminoso Eduardo dos Santos Pereira, apontado como mentor do estupro coletivo de cinco mulheres  na Paraíba, em 2012, que ficou conhecido como a 'Barbárie de Queimadas', foi preso, nesta terça-feira (19), em Rio das Ostras, Região dos Lagos. Condenado a 108 anos em 2014, ele estava foragido desde 2020 após escapar de um presídio na Paraíba. 
De acordo com a Polícia Civil, a localização do acusado é resultado de uma ação conjunta entre equipes da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco), do Rio, e também do setor de inteligência da polícia da Paraíba. O foragido foi encontrado em uma casa alugada.
A investigação aponta que Pereira foi o responsável por orientar o abuso durante uma festa de aniversário, na cidade de Queimadas, na Paraíba. As mulheres eram conhecidas dos homens acusados - entre eles havia três adolescentes. Duas das vítimas teriam sido mortas por terem reconhecido um dos agressores. 
De acordo com a Polícia Civil paraibana, o autor chegou a ser preso preventivamente em 2012. A condenação veio em 2014, mas ele estava foragido desde 2020, quando fugiu de um presídio local. Ele foi condenado a 108 anos de prisão pelos crimes. 
Outros seis criminosos foram investigados e condenados pelo caso. Além de três adolescentes apreendidos.