PMs atuam nas comunidades da Nova Holanda e Parque União, no Complexo da MaréReginaldo Pimenta/Agência O DIA
Moradores relatam tiros e bombas durante operação no Complexo da Maré
Os alvos da ação são as comunidades da Nova Holanda e Parque União
Rio - Moradores da Nova Holanda e do Parque União, no Complexo da Maré, relataram um intenso tiroteio e barulho de bombas durante a manhã desta quinta-feira (21). Segundo a Polícia Militar, uma operação ocorre nas comunidades com o objetivo reprimir a facção criminosa Comando Vermelho (CV) que, além de atuar em roubos de veículos e de cargas, promove a maioria das disputas territoriais e conflitos armados na Região Metropolitana e no interior do Rio.
Em imagens que circulam nas redes sociais é possível ver ainda a presença de blindados nas comunidades. Equipes do DIA estiveram no local e constataram um dos veículos da corporação com marcas de tiros. Além da remoção de barricadas em ruas da região.
Segundo a polícia militar, em uma casa em obras na Comunidade da Nova Holanda, foram apreendidos 1.620 tiras e 320 tabletes de maconha, 19kg da erva triturada, 50 litros de cheirinho da loló, um rádio comunicador e dois carregadores de pistola calibre 40mm. Todo o material da apreensão foi avaliado em cerca de R$ 90 mil. A ocorrência foi encaminhada para a 21ª DP (Bonsucesso).
Atuam nas comunidades equipes especiais (COE), através do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão da Polícia de Choque (BPChq), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Grupamento Aeromóvel (GAM) e do Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE). A polícia informou que as ações seguem em andamento.
A região da Maré costuma ser um refúgio de criminosos de organizações criminosas e é para onde vai a maioria dos veículos roubados na Avenida Brasil. No fim de fevereiro, por exemplo, uma operação da Polícia Civil recuperou 11 carros, 17 motos, uma van e um caminhão. A ação serviu para identificar e mapear locais e oficinas onde as quadrilhas adulteram os automóveis.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.