Rio Quitandinha transbordou e invadiu ruas do Centro de PetrópolisReprodução

Rio - A chuva forte que atinge a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, já deixou ruas alagadas e causou deslizamentos, nesta sexta-feira (22). A Rua Coronel Veiga, uma das principais vias da cidade, foi interditada devido o transbordo do Rio Quitandinha. Em outra parte do município, um barranco de terra deslizou e atingiu casas. Ainda não há informações sobre feridos.
A previsão indica que o volume acumulado em 24h deve chegar a 200mm no município. A cidade entrou em estágio de alerta às 14h50, o nível mais alto de preocupação. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um barranco desabando no bairro Independência e atingindo casas. Enquanto filmavam a situação, vizinhos gritaram para os moradores deixar as residências.
A Prefeitura de Petrópolis anunciou a interdição da Rua Coronel Veiga às 14h05. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o Rio Quitandinha transbordando e atingindo a via. O Alerta de Cheias, programa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), indica Alerta Máximo para transbordo na região. Outros pontos da cidade também registraram chuva forte, inclusive com sirenes tocando. Veja imagens:
A cidade está com risco muito alto de alagamentos, inundações e deslizamentos, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
A Defesa Civil de Petrópolis recomendou o fechamento do comércio do Centro Histórico devido à inundação ao longo da Rua do Imperador. O órgão destacou que abriu os protocolos de risco de deslizamento e fez o acionamento do segundo toque do sistema de sirenes no primeiro distrito de Petrópolis, nas localidades de São Sebastião, Vila Felipe, Dr. Thouzet, Independência e 24 de Maio.
A subida da Serra de Petrópolis, a BR-040, sentido Juiz de Fora, foi interditada preventivamente, por volta das 16h40, devido a chuva extrema que atinge a região. O bloqueio começa a partir da praça de pedágio de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A Concer, concessionária que administra o trecho, informou que há trechos parcialmente interditados por deslizamentos de terras na rodovia.
A empresa informou que equipes operacionais e de conservação da Concer continuam atuando com o apoio de máquinas e caminhões em pontos da subida da serra de Petrópolis atingidos por quedas de árvores e deslizamentos de terra e de fragmentos rochosos. A pista de subida permanece interditada a partir da praça de pedágio de Duque de Caxias, sentido Juiz de Fora, com opção de retorno para os motoristas. Não há previsão de reabertura do trecho. Já na pista de descida da serra, há meia pista no km 91 devido à queda de árvore.
A previsão para as próximas horas, devido a uma atuação de uma frente influencia o tempo em Petrópolis, é de de chuva de intensidade moderada a muito forte para com possibilidade de ocorrência de rajadas de ventos e descargas atmosféricas.
Ocorrências na cidade
A Defesa Civil de Petrópolis contabilizou 49 registros de ocorrências em função da chuva da última quinta-feira (21) até às 17h desta sexta-feira (22). Até o momento, não houve vítimas fatais. Confira: 

- 12 registros de ocorrência de deslizamento atingindo imóveis - Bairros: Araras, Independência, São Sebastião, Itamarati, Quitandinha, Estrada da Saudade, Castelanea;
- Três registros de ocorrência de queda de árvore atingindo outros - Bairros: Taquara, Centro, Quitandinha;
- Quatro registros de ocorrência de deslizamento com risco de atingir o imóvel - Bairros: Araras, Independência e Retiro;
- um registro de ocorrência de queda de árvore atingindo muro - Bairros: Centro;
- quatro registros de ocorrência de risco de queda de árvore - Bairros: Roseiral, Centro, Corrêas, Independência;
- cinco registros de ocorrência de deslizamento atingindo a via - Bairros: Centro, Valparaíso, Duarte da Silveira;
- cinco registros de ocorrência de avaliação de risco estrutural em imóveis - Bairros: Caxambu, Independência, Valparaíso, São Sebastião;
- quatro registros de ocorrência de deslizamento sem atingir o imóvel - Bairros: Itaipava, Quitandinha, Independência, Roseiral;
- um registro de ocorrência de problemas na via - Bairro: Estrada da Saudade;
- um registro de ocorrência de avaliação de risco estrutural em caixa d'água- Bairro: Itaipava;
- quatro registros de ocorrência de afundamento na via - Bairros: Posse, Alto da Serra e Fazenda Inglesa;
- um registro de ocorrência de rachadura na via - Bairro: Castelanea;
- três registros de ocorrência de avaliação de muro - Bairro: Posse, Castelanea, Provisória;
- um registro de ocorrência de avaliação de risco geológico em taludes - Bairro: Itaipava.

Medidas adotadas: 
Como forma de prevenção, as aulas da rede municipal desta sexta-feira (22) foram suspensas. A prefeitura abriu 67 pontos de apoio, que funcionam independentemente do acionamento de sirenes. Órgãos municipais também receberam ponto facultativo, exceto setores essenciais. 

São três abrigos na cidade para ajudar à famílias que fiquem desabrigadas: prédio da Rua Floriano Peixoto (as obras na unidade estão praticamente encerradas e 26 apartamentos já estão disponíveis); Sítio São Luiz, no Retiro; e prédio do Santa Isabel, no Caxambu.

Houve também um reforço na limpeza urbana com antecipação do início da coleta de lixo, de 6h para 5h, e pagamento de hora-extra para funcionário para a intensificação da remoção de entulho e limpeza de bueiros, além da ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).