Rio - O BRT Transbrasil começou a operar integralmente, na manhã deste sábado (30), com paradas em todas as 17 estações. Neste primeiro momento, a circulação entre o Terminal de Deodoro, na Zona Oeste, e o Terminal Gentileza, na Zona Portuária, vai ocorrer das 10h às 15h, todos os dias da semana, com tempo médio de 40 minutos. Com 26 quilômetros de extensão e dois terminais, o corredor expresso atravessa 18 bairros e tem previsão de transportar 250 mil pessoas por dia até 2030. O prefeito Eduardo Paes esteve na viagem inaugural.
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"É uma obra transformadora para a vida da cidade. Em tese, o cidadão vai poder sair do Centro do Rio de Janeiro e ir até Santa Cruz de BRT. Ele vai ter que fazer duas baldeações, mas vai daqui a Santa Cruz. Essa é uma mudança importante, eu diria que pela primeira vez, nós temos essas linhas todas integradas", afirmou o prefeito, que disse ainda que a expectativa é tornar o transporte público prioridade para os cariocas.
"Isso forma uma rede de transportes da cidade que, somando ao metrô, ao trem e aos ônibus normais, muda a mobilidade na cidade do Rio de Janeiro e traz prioridade para o transporte público de qualidade. A população vai ver que, com a qualidade que o BRT tem, vai valer à pena sair do carro para poder pegar o BRT com conforto, com segurança, com ônibus novos, chegar aqui, pegar o VLT e vir trabalhar no Centro da cidade".
Além do serviço parador, também teve início a operação da calha segregada do BRT na Avenida Brasil. Isso implica na delimitação da faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para os BRTs, por meio de segregadores. Já a faixa da direita da seletiva pode ser utilizada por ônibus, veículos de serviço e táxis. Essa regra vale para todos os dias da semana. Para garantir a segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos nas proximidades das estações, a faixa seletiva é segregada com tachões. Em trechos de calha única, apenas ônibus e BRTs são permitidos.
A faixa exclusiva dos BRTs tem um limite de velocidade de 60 km/h. No entanto, na altura das estações, os veículos que passarem por ali devem reduzir a velocidade para 40 km/h. Desde 24 de fevereiro, já estavam em operação no corredor a linha 80 (Terminal Gentileza x Penha) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão). Essas linhas também começam a fazer embarque e desembarque nas estações da Transbrasil. O serviço expresso que liga o Terminal Gentileza ao Aeroporto Internacional Galeão também já estava funcionando, das 6h à 0h, com a tarifa de R$ 15. O tempo de viagem é estimado em 16 minutos.
De acordo com a presidente da Mobi-Rio, Cláudia Secin, a circulação dos articulados entre 10h e 15h, horário de menor movimento, será um período de adaptação para todos que utilizam a Avenida Brasil. Ela informou que a ampliação do horário, de 4h à 0h será ainda no primeiro semestre deste ano.
"A orientação é prestar muita atenção na sinalização, nós temos placas anunciado que ali passa BRT, é prestar atenção e dirigir com cautela e obedecer os limites de velocidade da via, que estão claramente sinalizados. O nosso objetivo é que quase ninguém seja multado. As regras de circulação precisam ser compreendidas e é por isso que a gente está trafegando das 10h às 15h, horário entre picos, para que o BRT se habitue à Avenida Brasil e a Avenida Brasil se habitue ao BRT", explicou.
Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica. O principal foco da prefeitura é otimizar o tempo de viagem do carioca que utiliza o transporte público. Segundo a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, o trecho Deodoro X Gentileza integra e completa o sistema de transportes na cidade.
"Vai ser uma economia de tempo muito grande, é um ganho de tempo para as pessoas e também conecta com o BRT Transcarioca e Transolímpica. Agora, o carioca vai ter novas formas de chegar, por exemplo, na Barra, de forma mais rápida e segura. Nosso foco é o transporte público, ele é mais o eficiente, carrega mais pessoas e as pessoas que mais precisam", ressaltou.
Também teve início neste sábado (30) a operação de mais cinco linhas de ônibus municipais dentro do Terminal Gentileza. São quatro linhas novas e uma com itinerário estendido do campo de São Cristóvão para o terminal. Com isso, ele passará a ser ponto final de 15 linhas de ônibus urbanos municipais.
161 – Terminal Gentileza X Ipanema 163 – Terminal Gentileza X Copacabana 165 – Terminal Gentileza X Cosme Velho 167 – Terminal Gentileza X Urca SP265 – Marechal Hermes X Terminal Gentileza
Fiscalização
Além da fiscalização eletrônica nas faixas com circulação destinada aos veículos de transporte público, agentes da Guarda Municipal vão monitorar a via entre 5h e 20h. Ao todo, serão 12 pontos de monitoramento e as passarelas serão utilizadas como base dos guardas. Os drones também vão ser usados para monitorar motoristas que utilizarem as calhas. Os veículos que transitarem na faixa ou via de trânsito exclusivo estarão cometendo uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47.
O que dizem os passageiros
Os passageiros ouvidos pelo DIA apontaram como principal vantagem a rapidez nas viagens. O primeiro dia de viagens do BRT Transbrasil com paradas em todas as 17 estações foi marcado pelo movimento bastante reduzido. Na maioria delas, não haviam passageiros. No entanto, agentes do programa BRT Seguro faziam a segurança dos pontos de embarque e desembarque.
Francisco Ferreira, de 35 anos, embarcou na Penha e foi em direção à Rodoviária do Rio, onde trabalha. Antes da Transbrasil, Francisco precisava pegar três ônibus. Segundo ele, o corredor vai melhorar a mobilidade na cidade. "Está me facilitando muito, ajuda muito no trânsito porque antes eu ficava horas parado na Brasil, estou achando bom demais. Com o BRT, eu chego muito rápido e é mais seguro. Acho que vai dar certo esse projeto e por enquanto, está tudo muito bom", destacou.
O serviço também foi aprovado pela auxiliar administrativa Aline Oliveira, de 39 anos. Moradora da Praça Seca, Aline utilizava o metrô ou trem para ir até o Centro do Rio. Para ela, o novo corredor é mais uma opção. "Me ajudou demais e durante a semana vai ser muito útil, tomara que dê certo e o pessoal conserve. Agora eu tenho mais uma opção pra ir ao Centro do Rio, e é muito prático, facilitou demais", disse.
A cuidadora de idosos, Jorgenete da Silva, de 64 anos, embarcou em Deodoro e seguiu todo o trajeto do BRT Transbrasil, até o Terminal Gentiliza, onde seguiria para a Rodoviária do Rio. "Me ajudou demais porque antes pra ir pra lá eu pegava um carro de aplicativo, que fica muito mais caro, ou ônibus, que demorava quase 3 horas. Hoje, demorei 40 minutos, fora a segurança e a estrutura do ônibus", afirmou.
Já o motorista Fábio Silva dos Santos, de 44 anos, tirou o sábado para conhecer o novo BRT Transbrasil. O rapaz embarcou na Penha, foi até o Terminal Gentiliza e retornou ao mesmo local. "Eu vim só conhecer mesmo, embarquei na Penha e vou voltar pra lá depois, mas está tudo muito legal. Eu sempre precisei pegar o ônibus no meio da Avenida Brasil, no calor e com trânsito. Agora com o BRT, vai na pista exclusiva direto, é muito melhor", ressaltou.
Novo sistema integrado da Avenida Brasil
Com o objetivo de melhorar o fluxo do trânsito, diminuir congestionamentos e acidentes, a partir deste sábado, também entrou em operação o novo Sistema Integrado de Controle e Emergência da Avenida Brasil, em paralelo ao trecho da Transbrasil de Deodoro ao Terminal Gentileza. A via ganhou novos equipamentos, sinalizações, além do aumento da força de trabalho.
"A gente está organizando o trânsito na Avenida Brasil. Então, a fluidez vai aumentar, a gente aumentou muito a nossa operação em termos de reboque e apoio viário. Dessa forma, a gente acha que mesmo com a diminuição do espaço, vai melhorar pra todo mundo", ressaltou Maína Celidonio.
A operação conta com 35 operadores de trânsito, 18 motocicletas, nove veículos operacionais e um caminhão munck. Também estão disponíveis 16 reboques para rápida desobstrução da via em caso de qualquer necessidade. Até julho, haverá um acréscimo tanto de equipamentos, como a utilização total de 25 reboques e 29 motocicletas.
Os reboques ficam distribuídos ao longo da via em posições estratégicas, próximos dos pontos onde há o registro de maior quantidade de ocorrências com base nos dados de atendimentos realizados, o que permite uma otimização no tempo de deslocamento desses veículos. De acordo com a prefeitura, de 2015 a 2024, foram registrados mais de 9 mil acidentes ou enguiços na Avenida Brasil. Sobre acidentes com vítimas, foram contabilizados 3 mil, além de 236 incêndios em veículos.
No Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova, há uma equipe dedicada exclusivamente às ações na Avenida Brasil, com um monitoramento contínuo e em tempo real das condições de fluidez do trânsito. A CET-Rio disponibilizou, ainda, o telefone 0800 2828 664 para o atendimento de emergência em caso de acidente e/ou enguiço mecânico na via. O serviço funciona 24 horas por dia durante todos os sete dias da semana.
Outra medida é a instalação de ampla sinalização vertical e horizontal, como pintura das pistas e instalações de placas, segregadores e pictogramas, com o objetivo de orientar os condutores sobre quais veículos são autorizados a transitar sobre as faixas exclusivas, os limites de velocidade em cada trecho, e todas as informações necessárias para orientar os motoristas. Faixas e painéis de mensagens variáveis também reforçam a comunicação informando sobre as alterações viárias.
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