Evento de inauguração começou por volta das 11hPedro Ivo / Agência O Dia
Rio inaugura centro de tratamento especializado para autistas
Novo espaço, na Gávea, terá capacidade para realizar até 100 atendimentos por semana
Rio - No mês dedicado à conscientização do autismo, o estado do Rio de Janeiro inaugurou, na manhã desta sexta-feira (5), o primeiro Centro Estadual de Diagnóstico para o Transtorno do Espectro Autista (CedTEA). A unidade fica na Gávea, Zona Sul da capital, e terá capacidade para realizar até 100 atendimentos por semana.
O evento de inauguração, que começou por volta das 11h, contou com a presença do governador Cláudio Castro e da secretária de Saúde, Claudia Mello.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o espaço irá atuar no diagnóstico precoce de pacientes com autismo, especialmente em crianças e adolescentes. Ainda de acordo com a SES, a meta é realizar 20 atendimentos por dia, com uma equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, pediatra e neuropediatra.
A sócia-fundadora do Instituto Como Assim Deficiência, Andrea Assis, é mãe de uma menina atípica, de seis anos, que foi diagnosticada tardiamente. A advogada esteve presente na inauguração do espaço e reforçou a importância do diagnóstico precoce.
"Ela tinha uma série de sintomas físicos, inclusive o refluxo, que por questões sensoriais, é normal para quem tem autismo. A gente [os pais] não tendo um diagnóstico cedo, acabava colocando até a vida dela em risco quando ela comia e rejeitava algum tipo de alimento", comentou a advogada.
Diferente de sua sócia, a educadora Monique Nogueira teve seu filho diagnosticado com antecedência e, devido a isso, conseguiu realizar os tratamentos adequados.
"Ele foi uma pessoa não verbal até os 4 anos e graças ao diagnóstico precoce nós conseguimos reverter esse quadro. Hoje ele é ator profissional e influenciador digital, por isso que o diagnóstico precoce é fundamental e faz toda a diferença para as famílias atípicas", ressaltou.
Segundo Monique, a inauguração do Centro Estadual de Diagnóstico para o Transtorno do Espectro Autista é um avanço importante para o tratamento, mas não pode parar por aí.
"Sabemos que ele não vai conseguir atender e acolher todas as famílias, então é importante que tenhamos outros centros como esse. Não só para ter o diagnóstico precoce, mas também para atender a mais famílias atípicas", completou ela.
O Centro Estadual de Diagnóstico para o Transtorno do Espectro Autista fica na Avenida Padre Leonel Franca 248, Gávea, e vai funcionar partir da próxima quarta-feira (10), de segunda a sexta das 8h às 17h.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.