Marcos Iuri está internado em estado graveReprodução

Rio - Marcos Iuri da Silva Costa, atropelado na madrugada de domingo (14) por um adolescente após uma briga na saída de uma casa de festas na Rua Boiacá, em Bento Ribeiro, na Zona Norte, permanece internado em estado grave no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, também na Zona Norte. 

Marcos sofreu traumatismo craniano e uma lesão no pulmão. Na segunda-feira (15), em entrevista ao Bora Brasil, da TV Bandeirantes, o irmão da vítima, Clayton da Silva Costa, disse que ele também estava entubado e sedado. Clayton admitiu que o irmão estava na confusão, mas ressaltou que não justifica o atropelamento.

"O meu irmão estava na briga, sim, mas isso não vem ao caso de ter uma tentativa de homicídio. O que colocaram no boletim de ocorrência está errado, não é lesão corporal. Tentaram matar o meu irmão e eu quero justiça", disse.

Testemunhas disseram que, durante uma festa na região, houve uma confusão envolvendo o motorista de 17 anos e um grupo. Os seguranças expulsaram todos do local. O adolescente foi agredido, conseguiu se desvencilhar e foi até em casa buscar o carro, que seria da mãe.

Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver que ao menos nove pessoas estavam no meio da rua no momento em que o veículo se aproxima, em alta velocidade. As vítimas são atingidas de forma repentina. O carro, que vem na contramão, não para para prestar socorro e segue até virar na esquina. Parte dos homens que estavam na rua corre atrás do veículo.

Procurada, a Polícia Militar informou que equipes do 9º BPM (Rocha Miranda) estiveram no local e que posteriormente, o autor foi apresentado juntamente com o responsável na 30ª DP (Marechal Hermes), onde foi ouvido e liberado em seguida.

Mudança na tipificação do crime

Os responsáveis pela investigação do caso decidiram mudar o registro da ocorrência de lesão corporal culposa para fato análogo à tentativa de homicídio após analisar imagens. Eles verificaram que “não justifica” o que o menor alegou, tanto pela velocidade como pela forma que atingiu as vítimas.

Segundo o delegado do caso, será necessário ouvir outras testemunhas e outras vítimas - ao todo, quatro pessoas ficaram feridas - para passar pelo Instituto Médico Legal (IML) e poder finalizar a investigação.