Além dos cinco mandados de prisão, a Justiça expediu 22 de busca de apreensão na operação contra furtos de celularesPedro Ivo / Agência O Dia

Rio - Agentes da 61ª DP (Xerém) e do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, prenderam três suspeitos em uma operação contra furto de celulares, na manhã desta quarta-feira (17).
Segundo a Polícia Civil, os agentes cumpriram três mandados de prisão e 14 de busca e apreensão na capital e em Caxias, além de outros oito nos estados de São Paulo e Paraná. Cinco pessoas foram presas, sendo três alvos da operação e duas em flagrante e também consideradas foragidas da Justiça por tráfico de drogas. Dois suspeitos estão sendo procurados.
Ainda de acordo com a polícia, os presos, identificados como Lucas Félix Trech, Lukas Willeman Gomes e Felipe Soares Corrêa, fazem parte de uma organização criminosa especializada em furto de aparelhos eletrônicos. Todos os alvos desta 'Operação Graham Bell', segundo o Ministério Público, são denunciados pelos crimes de furto qualificado, receptação qualificada e emissão de notas fiscais falsas.
DIA esteve na Cidade da Polícia, na Zona Norte, e flagrou as dezenas de produtos apreendidos na operação, como capinhas de celular, teclados, fones de ouvido e outros diversos itens. Além disso, os policiais encontraram celulares, computadores e aparelhos eletrônicos.
Ao DIA, o delegado responsável pelo caso, Alexandre Ziehe, comentou sobre a ação. "Iniciamos com uma investigação da nossa delegacia e, posteriormente, com o Ministério Público. Dos cinco alvos, prendemos três e apreendemos dois carros roubados, até o momento. As ações começaram depois de um considerável furto de celulares, que aconteceu em 2022, e desencadeou em organização criminosa, lavagem de dinheiro e furto qualificado", explicou Ziehe.
A ação terminou com a recuperação de quatros veículos roubados. Agentes ainda arrecadaram cerca de 100 celulares, capas de telefone, quatro notebooks, três máquinas de cartão de crédito e caixas de som. As equipes também apreenderam 143 pinos de cocaína; 385 tabletes de maconha;750 unidades de crack; 92 frascos de loló e 17 comprimidos de ecstasy.
A investigação da 61ª DP foi iniciada após um grande furto em uma loja no Centro Empresarial Washington Luiz, em Duque de Caxias, no dia 3 de abril de 2022. Na ocasião, foram furtados 45 celulares da Apple, 12 relógios, cinco fones de ouvidos e dois videogames. De acordo com a Polícia Civil, houve um prejuízo de aproximadamente R$ 375 mil ao estabelecimento.

Durante as investigações, o Gaeco e a Polícia Civil identificaram os autores do furto de 2022, os vendedores dos aparelhos e as empresas que emitiram as notas fiscais falsas, a fim de dar aparência de legalidade aos produtos. As investigações ainda revelaram que o material foi comercializado em diversos pontos do Rio de Janeiro.
Antes da 'Operação Graham Bell', 19 pessoas já haviam sido processadas criminalmente e presas em flagrante por receptação dos celulares furtados. Destas, nove foram indiciadas por associação criminosa, cinco por lavagem de bens e dinheiro, três por furto qualificado e duas por receptação qualificada.
Ainda na ação desta quarta-feira, além dos envolvidos na organização dos furtos, dois homens foram presos, pois tinham um mandado de prisão por tráfico de drogas em aberto. Com eles, foram apreendidos centenas de cápsulas de entorpecentes, uma luva tática, um rádio comunicador e uma pistola.