Mais 54 agentes vão para o Sul nesta segunda-feira (6)Reprodução
Ao total, mais de 70 pessoas foram resgatadas com vida pelos agentes enviados ao estado na última sexta-feira (3).
A força-tarefa da corporação vai reforçar a operação de busca e salvamento de vítimas afetadas pelas chuvas com 15 barcos, 5 pickups, dois caminhões, um ônibus e cerca de 200 materiais diversos de salvamento em desastres.
O grupo inclui profissionais da área da saúde, especialistas com atuação em soterramentos, desabamentos, enchentes e inundações, entre outros.
A primeira equipe de pronta resposta chegou no Sul na madrugada de sexta a bordo do helicóptero AW169, bimotor capaz de operar inclusive no período noturno, por instrumentos. A aeronave está sendo empenhada nas regiões mais afetadas do Estado, no socorro a pessoas que ficaram ilhadas por enchentes ou feridas por escorregamentos de terra.
"Nossa missão é ajudar. Nosso lema é Vida Alheia e Riquezas Salvar. Enviamos nossos melhores militares, especialistas em desastres naturais, além de equipamentos de ponta, de última geração, para otimizar e agilizar os trabalhos", disse o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
O apoio à operação foi oferecido pelo governador Cláudio Castro ao governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite.
"Estamos prontos para colaborar com o que for necessário para amenizar a situação difícil pela qual passam os gaúchos. Acreditamos que a experiência adquirida dos nossos bombeiros e agentes em grandes eventos de desastres como as tragédias do rompimento da barragem mineira de Brumadinho em 2019; Bahia em 2021; e de Petrópolis em 2022, podem fazer a diferença. Quero expressar minha solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul", ressaltou Castro.
De acordo com o secretário de Polícia Civil, delegado Marcus Amim, está previsto, ainda, o envio de uma equipe multidisciplinar da perícia técnico-científica para ajudar no serviço de identificação. A inovação das técnicas de atuação resultou na criação do protocolo DVI da instituição, que na tradução livre significa Identificação de Vítimas de Desastres.
"Nossos peritos já estão à disposição e devem partir rumo à missão em breve. Os primeiros a chegarem foram os policiais do Saer/Core com a nossa aeronave 05 e equipamentos para reforçar os trabalhos nas áreas atingidas pelas chuvas", disse o secretário.
RioSolidário
Em uma ação humanitária emergencial, o RioSolidario também está unindo parceiros para uma força-tarefa de ajuda ao Rio Grande do Sul. A instituição está mobilizando a solidariedade de todos para contribuição via PIX - CNPJ 00517666000111.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.