Diversos itens das cozinhas foram considerados imprópriosReprodução
Secretaria de Defesa do Consumidor descarta 80 kg de alimentos em restaurantes da Barra
A churrascaria Gran Parrilla e a casa especializada em peixes Toca da Traíra tiveram itens descartados pelos agentes
Rio - A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio (Sedcon) apreendeu e descartou 80 kg de alimentos impróprios para o consumo em dois restaurantes na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Os estabelecimentos inspecionados na última segunda-feira (6) foram a churrascaria Gran Parrilla e a casa especializada em peixes Toca da Traíra.
Na Gran Parrilla, foram identificados 50 kg de alimentos impróprios, enquanto na Toca da Traíra, outros 30 kg de produtos foram descartados. Entre os itens estavam queijos, batatas, aipim, frango empanado, arroz cubano, arroz integral, cebola refogada, linguiça e farofa. Mantimentos foram encontrados com prazo de validade vencido.
O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, esclareceu que, durante as inspeções, todos os alimentos que estão com prazo de validade vencido, estragados ou sem etiqueta que indique a validade são descartados. "Não se pode deixar os consumidores sob o risco de ingerir alimentos impróprios. Cada vez mais estamos recebendo denúncias através dos nossos canais de atendimento", ressaltou Gutemberg.
No caso em que os 80 kg de alimentos foram descartados, tratava-se de uma ação de rotina. "Nossos agentes fazem isso todos os dias. Através do Programa Educa Consumidor, percorremos diversos estabelecimentos e estamos encontrando muitas irregularidades", acrescentou. A pasta informou que já apreendeu e descartou uma tonelada de alimentos vencidos ou impróprios para o consumo em diversos estabelecimentos do estado apenas neste ano.
O Programa Educa Consumidor tem como objetivo fomentar boas práticas na relação de consumo. A pasta informou que em casos de flagrante de infrações às normas de defesa do consumidor, são instaurados processos administrativos, que podem culminar em sanções como advertências, multas, interdições, entre outros.
Aos consumidores, a principal orientação da Sedcon é denunciar sempre que houver qualquer suspeita de irregularidade. Os canais da secretaria são o WhatsApp (21) 99336-4848, o telefone 0800-2020143 e o e-mail atendimento@sedcon.rj.gov.br.
O restaurante Toca da Traíra afirmou que os produtos descartados tratavam-se de frango, produto que se destina à alimentação dos colaboradores e tinha sido retirado da embalagem originária e colocado em outra, de modo que a etiquetagem do produto não atendeu às normas sanitárias, o que ocasionou o seu descarte. O estabalecimento acrescentou que os produtos não fazem parte do cardápio.
"Destacamos que é um produto adquirido e consumido semanalmente para a alimentação dos colaboradores, logo de rápida rotatividade. No caso, o produto estava separado para o preparo do jantar do mesmo dia e almoço do dia seguinte, de modo que quem o separou preencheu equivocadamente a etiqueta. O fato da etiqueta estar com informações incorretas acarreta na presunção de que o alimento está impróprio, de modo que, ressalta-se nenhum tipo de análise foi feita no produto para atestar tal situação. Seguimos rigorosos padrões e processos, de modo que a nossa equipe de nutrição já esteve na unidade e reforçou as questões de etiquetagem e manipulações junto aos colaboradores para que erros como estes não mais ocorram", finalizou a nota.
O restaurante Gran Parrilla não se manifestou até a última atualização deste texto.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.