Policiais militares em ação nas comunidades do Complexo da MaréReginaldo Pimenta/ arquivo o dia

Rio - Agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizaram, na manhã desta segunda-feira (27), uma operação no Complexo da Maré, na Zona Norte. Nas redes sociais, moradores relataram intensa troca de tiros desde a madrugada. Além disso, dois blindados foram vistos circulando pelas ruas da região.
De acordo com o perfil Onde Tem Tiroteio (OTT), os primeiros tiros foram ouvidos na comunidade Nova Holanda, às 4h47. "Aqui na Maré, os tiros começaram por volta das 4h", disse um homem, que gravou o barulho dos disparos. "As crianças da Maré não têm um dia de paz", escreveu uma moradora.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que 21 escolas não abriram as portas, por conta da operação. No entanto, a pasta não divulgou o número de alunos que ficaram sem aula.
A ação, segundo a Polícia Militar, tem o objetivo de realizar um cerco e reprimir a movimentação de criminosos. Não houve informações sobre prisões ou apreensões. 
Policiais do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e do 22º BPM (Maré) também reforçam a segurança em todo o entorno do complexo e nas vias expressas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Clínica da Família (CF) Jeremias Moraes de Silva suspendeu o funcionamento, em razão das ações policiais. Já as CFs Diniz Batista dos Santos e Augusto Boal mantêm o atendimento à população, mas as atividades externas, como as visitas domiciliares, foram interrompidas.