Barricadas foram incendiadas para impedir a entrada dos policiaisReprodução / Redes Sociais

Rio - A Polícia Militar realiza, na manhã desta terça-feira (28), uma operação no Complexo da Penha, Morro da Fé e nas localidades do Juramento e Juramentinho, na Zona Norte do Rio. Por conta da ação, 19 escolas da região estão sem aula, cinco linhas de ônibus alteraram o itinerário e três unidades de saúde tiveram o funcionamento afetado.
De acordo com a PM, o objetivo da operação é coibir a movimentação de criminosos e reprimir as práticas de roubos de veículos e de cargas nos acessos a essas comunidades. Bandidos envolvidos em disputas territoriais também são alvos da ação. 
Segundo a plataforma Onde Tem Tiroteio (OTT), os primeiros disparos foram ouvidos às 5h. A corporação informou que no momento da entrada das equipes, houve confronto, mas não há registros de feridos, presos ou apreensões. Policiais militares do 16° BPM (Olaria), do 41° BPM (Irajá), do 3° BPM (Méier) e do Comando de Operações Especiais (COE) atuam nas comunidades. 
Através das redes sociais, moradores relataram que blindados circulam na área e barricadas foram incendiadas para impedir a entrada dos agentes. "Bala voando como de costume, toda operação nesse Complexo da Penha é normal a bala voar e barricadas pregando fogo", escreveu um. "Toda vez que tem operação na Penha eu fico com o coração apertado, bate um desespero horrível", disse outro.
Por conta da operação, 16 escolas na região do Complexo da Penha foram afetadas. No Morro do Juramento e Juramentinho, três unidades foram impactadas. As informações são da Secretaria Municipal de Educação. 
Em relação às unidades de saúde, a Clínica da Família Ana Maria Conceição dos Santos Correia, em Vila Kosmos, e a CF Aloysio Augusto Novis, na Penha Circular, acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e pacientes, interromperam o funcionamento. Já a CF Bibi Vogel, no Engenho da Rainha, mantém o atendimento à população. Apenas as atividades externas, como as visitas domiciliares, estão suspensas.
Além disso, cinco linhas de ônibus tiveram suas rotas alteradas por conta da ação São elas:

- Linha 679 (Grotão X Méier)
- Linha 621 (Penha x Saens Peña)
- Linha 622 (Penha x Saens Peña via Grajaú)
- Linha 312 (Olaria x Candelária)
- Linha 625 (Olaria x Saens Peña)
Outras operações
As comunidades de Manguinhos, Mandela e Arará, na Zona Norte, também alvos de operação da PM na manhã desta terça-feira (28). Durante a ação, policiais encontraram um galpão abandonado, com diversas placas e peças de veículos roubados. A ocorrência foi encaminhada à 21ª DP (Bonsucesso).
Na Baixada Fluminense, agentes do 15º BPM (Duque de Caxias) estão na comunidade do Vai Quem Quer. Até o momento, não informação sobre prisão, apreensão ou feridos.