Torres serão utilizadas para exibir um show de luzes e sonsBeth Santos / Prefeitura do Rio
De acordo com a prefeitura, o destaque do parque são as torres que, além de iluminar o ambiente, terão 236 esguichos pulverizadores que soltam vapor de água nos visitantes para amenizar o calor nos dias quentes. As estruturas ainda serão usadas diariamente para exibir um show de luzes e sons. Entre as cinco torres, foram construídas passarelas elevadas para caminhadas.
No espaço também foram construídos um bosque, uma horta para cultivo de alimentos e um espelho d’água com jardins aquáticos. O parque também terá um reservatório de reúso de água de chuva, com capacidade para 290 mil litros, que deve ajudar na prevenção das enchentes da região, minimizando alagamentos.
Os visitantes vão poder contar ainda com área de lazer e convivência para famílias, com churrasqueira. A área destinada às crianças foi dividida de acordo com a idade. O Parque terá também um espaço para bebês de até dois anos e outro, com piscina, para os maiores.
O Parque Realengo Susana Naspolini vai funcionar de terça à domingo, das 6h às 22h e a entrada é gratuita. O espaço fica na Rua Carlos Wenceslau.
Susana Naspolini
A jornalista Susana Naspolini ficou conhecida pelas suas reportagens em defesa de moradores de regiões precárias do Rio de Janeiro. Ela dedicou parte de sua carreira para mostrar problemas diários e cobrar respostas às autoridades sobre falta de água, espaços de lazer públicos sem manutenção, estradas esburacadas, além de outras questões.
Susana morreu em outubro de 2022, vítima de câncer. Desde então, alguns espaços já foram inaugurados em sua homenagem, como o Ambulatório Médico Especializado Jornalista Susana Naspolini (AME), na Zona Sul do Rio, e a Creche e Pré-Escola Municipal Jornalista Susana Naspolini, em Campos Elíseos, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.