Justiça do Rio pede soltura de mecânico preso pela Interpol por homicídio
Mandado de prisão contra Victor Emmanuel Braga Silva, que confessou ter matado Thiago Farias da Costa, foi revogado seis dias antes da prisão na Espanha
Thiago Farias da Costa foi morto em uma oficina na Zona Norte do Rio - Reprodução
Thiago Farias da Costa foi morto em uma oficina na Zona Norte do RioReprodução
Rio - O Tribunal de Justiça expediu o alvará de soltura do mecânico Victor Emmanuel Braga Silva, suspeito de matar o barbeiro Thiago Farias da Costa em Sampaio, na Zona Norte do Rio, em outubro do ano passado. O acusado foi detido pela Interpol na Espanha, no último dia 5, mas o mandado de prisão havia sido revogado seis dias antes.
Em sua decisão, no último dia 29, a juíza Elizabeth Machado Louro afirmou que Victor "não parece ter uma personalidade voltada à criminalidade" e determinou que o mecânico utilize tornozeleira eletrônica em vez de ser preso preventivamente. Além disso, citou que o suspeito relatou ter sido ameaçado pela família da vítima, o que o teria motivado a sair do Brasil.
"Não vislumbro nele personalidade voltada à criminalidade, parecendo se tratar de fato episódico em sua vida. Note-se que o réu possuía profissão e trabalho lícito, além de ter comparecido à delegacia para apresentar sua versão dos fatos, quando admitiu ter disparado contra a vítima. Embora presentes os pressupostos da prisão preventiva, entendo ser possível conceder ao acusado a oportunidade de demonstrar sua boa-fé, mediante a adoção de medidas menos gravosas", escreveu a magistrada.
Após a investigação da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), o Ministério Público do Rio (MPRJ) denunciou Victor e solicitou a prisão preventiva do réu, o que aconteceu em abril deste ano, cerca de seis meses após o crime.
Thiago da Costa foi morto a tiros após uma discussão com o mecânico na frente da oficina de Victor, na Rua Paim Pamplona, no dia 28 de outubro de 2023. Em delegacia, o suspeito admitiu ter atirado contra o barbeiro. Além disso, um vídeo obtido pelo DIA mostra o momento dos disparos.
"IMAGENS FORTES"
Câmera flagra momento em que mecânico atira contra barbeiro durante discussão em oficina no Sampaio.#Discussao#Tiros#ODia
Procurado pela Interpol, Victor foi detido em Barcelona, na Espanha, porque os policiais ainda não tinham acesso à decisão que revogou o mandado de prisão. Com isso, na última quarta-feira (19), a 2ª Vara Criminal do Rio solicitou a liberação do preso. Apesar de não ser extraditado, o réu deve voltar ao Rio de Janeiro e não poderá deixar a Região Metropolitana enquanto responde ao processo em liberdade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.