Caçambas de entulho foram utilizadas como barricadas no interior da comunidadeReprodução/Redes sociais

Rio - A Polícia Militar realizou uma operação, nesta sexta-feira (28), na comunidade da Mangueira, na Zona Norte do Rio. Um suspeito foi morto durante uma troca de tiros entre policiais e criminosos.

No local, atuaram agentes do Batalhão de Choque (BPChq) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope), com apoio do Batalhão de Ações com Cães (Bac).

Moradores relatam clima tenso na região desde as primeiras horas da manhã e relatos de tiroteio. Nas redes sociais, circulam vídeos de barricadas que foram incendiadas por criminosos para dificultar a entrada de policiais da comunidade.

Caçambas de entulho também foram utilizadas como barricadas e colocadas no meio da rua no interior da Mangueira. Dois veículos blindados e um helicóptero estão sendo utilizados na ação.
Por conta da operação, nove unidades escolares municipais foram impactadas, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação.
A ação fez parte de um conjunto de operações realizadas nesta sexta contra o Comando Vermelho (CV), responsável pela maioria das disputas territoriais que acontecem no Rio de Janeiro. Além disso, o grupo é apontado também como autor de grande parte dos roubos de cargas e veículos na região metropolitana.

Dentro os objetivos da ação, estavam localizar e prender os membros desse grupo criminoso, assim como apreender armas de fogo, recuperar veículos roubados e desobstruir vias de diversas regiões.

Segundo a PM, durante as ações, criminosos armados atiraram contra agentes do Bac e houve confronto. Houve a apreensão de um pistola 9 mm, grande quantidade de drogas, celulares, rádios comunicadores e outros materiais.

Um suspeito, que não teve a identidade revelada, foi baleado e não resistiu aos ferimentos. Ele possuía cinco anotações criminais.