Trecho da Avenida Brasil com o corredor Transbrasil, do BRTDivulgação / Prefeitura do Rio
De acordo com a Prefeitura do Rio, a medida deve otimizar a operação do BRT Transbrasil e melhorar o fluxo na Avenida Brasil nos horários em que a faixa seletiva é liberada à circulação para todos os veículos. A decisão leva em consideração o respeito às regras, que estão cumpridas pelos motoristas desde a implementação das faixas especiais, além de análises de fluidez e segurança.
Toda a sinalização vertical e horizontal das faixas exclusiva e seletiva do Corredor Transbrasil será ajustada e faixas serão instaladas ao longo da via para que os motoristas saibam da mudança.
A medida não altera o horário de circulação dos caminhões, proibido de 10h às 16h e de 20h às 05h, nem flexibiliza a utilização da pista Exclusiva, que continua sendo liberada apenas para os BRTs.
Confira a divisão de faixas na Avenida Brasil
- Faixa à esquerda da calha: todos os dias, 24h: Exclusiva para o BRT - Velocidade máxima limitada a 60 km/h.
- Faixa à direita da calha: dias úteis, de 5h às 10h, e de 16h às 20h: Exclusiva para ônibus convencionais e rodoviários, táxis e veículos de serviço (quando em operação) - Velocidade máxima limitada a 60 km/h.
Dias úteis, de 10h às 16h, e de 20h às 5h, fins de semana e feriados: Permitida a circulação de todos os veículos, exceto caminhões - Velocidade máxima limitada a 60 km/h.
- Duas faixas à direita da pista central: todos os dias, 24h: Permitida a circulação de todos os veículos - Velocidade máxima de 80 km/h.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.