Estátua em homenagem ao ativista indiano perdeu parte do cajadoPedro Teixeira/Agência O Dia
Estátua de Mahatma Gandhi em praça no Centro tem parte de cajado furtada
Peça, que se estendia até os pés do monumento, ficou com apenas um pedaço em uma das mãos da obra
Rio - A estátua em homenagem a Mahatma Gandhi, na praça que leva o mesmo nome do ativista indiano, no Centro do Rio, foi alvo de criminosos. O cajado do monumento teve um pedaço furtado, restando apenas uma parte pequena na mão da escultura. Antes, a peça se estendia até os pés da obra. O caso foi denunciada pelo Prefeitura e é investigado pela Polícia Civil.
A Prefeitura do Rio não informou quando o furto aconteceu, mas um registro do último mês de julho da plataforma Google Street View mostra o monumento já sem parte do cajado. A Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) afirmou que "vem adotando uma série de medidas para combater o vandalismo, como o reforço do interior das estátuas com concreto e o monitoramento por câmeras de segurança direto do Centro de Operações Rio".
A Seconserva também informou que o contrato de manutenção de monumentos e chafarizes é de aproximadamente R$ 2 milhões por ano e, além da remoção de pichações, também contempla pequenos reparos, pintura, limpeza e recolocação de pequenas peças, entre outros serviços. "Atualmente, o custo para restauração de obras vandalizadas chega a 40% desse valor por ano", informou a pasta.
A Secretaria disse ainda que já tomou as primeiras medidas necessárias para providenciar o restauro da estátua em homenagem a Gandhi e registrou o crime na 5ª DP (Mem de Sá). De acordo com a Polícia Civil, as investigações estão em andamento para esclarecer os fatos. Procurada, a Polícia Militar informou não ter registro do caso.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.