Humberto Cosme de Assis estava foragido desde 2021Divulgação / Polícia Civil

Rio - Policiais da Delegacia de Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter) prenderam, na madrugada desta sexta-feira (4), Humberto Cosme de Assis, conhecido como Choquinho. O criminoso é acusado de ser um dos envolvidos na morte do inspetor da Polícia Civil, Eduardo Paiva de Queiroz, de 49 anos, em dezembro de 2021.

Choquinho foi localizado em um dos acessos à comunidade da Formiga, na Tijuca. O crime ocorreu na Estrada das Furnas, no bairro Itanhangá, na Zona Oeste do Rio. No momento da ação, a vítima trabalhava como segurança e bandidos tentaram roubar o carro dele. Na ocasião, um outro homem, identificado como Willians Pereira da Silva, também foi morto pelos criminosos.

Após o latrocínio, a corporação identificou três suspeitos. Um deles, Wilen Cabral dos Santos, o Timotinho, foi preso semanas depois do crime no município de Rio Bananal, no norte do estado do Espírito Santo. Vinícius Vieira da Silva, o Gigante, segue foragido. Segundo as investigações, os envolvidos têm anotações criminais por roubo e tráfico de drogas.
O assassinato 
Equipes do 31º BPM (Recreio) realizavam um patrulhamento na região do Itanhangá por volta das 3h50, quando ouviram tiros nas proximidades. Em seguida, avistaram um carro Onix Prata com três criminosos armados. Ao perceberem a presença dos policiais, o trio efetuou disparos contra a equipe, que revidou.
Logo após o ataque, os suspeitos conseguiram fugir. Ao retornarem ao local de onde os primeiros tiros foram disparados, os PMs localizaram Eduardo e Willians feridos dentro de um veículo Jeep Compass preto. Os dois chegaram a ser socorridos e levados ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, mas não resistiram.