Integrantes de uma quadrilha que assalta residências foram presos no Jardim Oceânico, no último domingo (20)Reprodução / Vídeo

Rio – Integrantes de uma quadrilha que assalta residências na Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, foram presos neste domingo (20) no Jardim Oceânico. Os dois homens, identificados como Cláudio Cotrim, de 53 anos, e Walmor Neves de Oliveira, vulgo Alex, 41, se preparavam para roubar um apartamento na região, até serem capturados pelos policiais.
De acordo com as investigações, os criminosos exploravam vulnerabilidades de prédios para invadi-los, sempre encapuzados e com luvas, e rendiam os moradores, que eram amarrados por braçadeiras de plástico. Eles também agiam na Zona Sul da cidade.
Antes de serem pegos, eles tentaram invadir uma cobertura no Jardim Oceânico, mas não conseguiram porque ela contava com um tipo de fechadura especial. Depois disso, a dupla se organizava para invadir um prédio em uma rua próxima, quando foi detida.
Com os bandidos, os agentes apreenderam um automóvel – roubado em julho deste ano –, uma pistola, dez cartuchos de munição, dois simulacros de arma de fogo, uma touca ninja, abraçadeiras de plástico e duas ferramentas utilizadas para abrir portas.
Cláudio já tinha 18 anotações criminais por roubos e furtos, enquanto Walmor possuía nove, todas por roubos. Ambos haviam deixado a prisão em 2021 e estavam foragidos da Justiça. Eles foram autuados por porte ilegal de arma de fogo e receptação.
A ação foi realizada por policiais civis da 16ª DP (Barra da Tijuca), 26ª DP (Todos os Santos), 32ª DP (Taquara) e 39ª DP (Pavuna), além do apoio de agentes dos 1º e 2º Departamentos de Polícia de Área (DPAs) e da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte).