Rio - O intenso confronto que assustou moradores da Vila Kosmos e da Vila da Penha, na Zona Norte, na noite desta quinta-feira (7), deixou três suspeitos mortos e um ferido. A troca de tiros entre criminosos e policiais militares teve início depois que bandidos não respeitaram uma ordem de parada, na Avenida Vicente de Carvalho, e atiraram. Um dos envolvidos é apontado como gerente geral do tráfico de drogas do Morro do Juramento. Após a noite de terror, o policiamento segue reforçado na região nesta sexta-feira (8).
fotogaleria
De acordo com a Polícia Militar, agentes do 41º BPM (Irajá) realizavam um patrulhamento na Avenida Vicente de Carvalho, próximo à Rua Soldado Severino Mengarda, na Vila Kosmos, quando encontraram com bandidos armados que vinham praticando assaltos na Vila da Penha e Vicente de Carvalho, na Zona Norte, em dois veículos, dos modelos Chevrolet Onix e Volkswagen T-Cross. Os PMs tentaram abordar os criminosos, mas eles atiraram contra a viatura e houve confronto.
Na troca de tiros, os quatro ocupantes do Onix acabaram baleados e Alexsandro de Oliveira Mendonça, o Biró, de 31 anos, morreu no local. Já os suspeitos que estavam no T-Cross conseguiram escapar e, durante a fuga, também atiraram contra uma viatura que estava na Rua Flamínia, na Vila da Penha. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que uma viatura da corporação é alvo de diversos disparos traçantes de fuzil por partes dos criminosos. Confira abaixo.
Bandidos atacam PMs na Rua Flamínia, na Vila da Penha, com balas traçantes de fuzil.
Os outros três baleados foram socorridos para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, onde Kassio Gomes Rodrigues, 29, e outro identificado apenas como "Sobrinho", não resistiram. O último é apontado como gerente geral do Juramento e segurança de Pedro Paulo Guedes, o Pedro Bala. Segundo o Portal dos Procurados, ele é chefe da Tropa do Urso do Comando Vermelho e está foragido por, entre outros crimes, a morte de uma adolescente de 15 anos, em 2021, pelo chamado "tribunal do tráfico". O caso aconteceu após o ex-namorado dela, também traficante da quadrilha, descobrir que a vítima estava se relacionando com um membro de uma facção rival.
Além deles, Willians Fernandes dos Santos, de 35 anos, foi atendindo na unidade de saúde, recebeu alta médica e encaminhado para a 27ª DP (Vicente de Carvalho) sob custódia. Contra ele, há uma anotação criminal por ameaça, no âmbito de violência doméstica contra mulher. Com os suspeitos, a PM apreendeu três fuzis, uma pistola, uma granada, munições e carregadores de armas. O veículo em que os criminosos foram baleados era roubado e ficou com dezenas de marcas de tiros e o parabrisa traseiro destruído.
A Polícia Civil informou que a investigação está em andamento na 27ª DP para esclarecer as circunstâncias dos fatos. Apesar do clima de tensão na região, as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Educação (SME) informaram que as unidade de saúde e escolas da rede funcionam normalmente nesta sexta-feira.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.