Rio - A ativista ambiental Licypriya Kangujam, de 13 anos, sofreu um assalto enquanto estava acompanhada de sua mãe na Lapa, no Centro do Rio, no domingo (17). A indiana, que integrou a comitiva do Timor Leste, esteve no Rio para palestrar sobre a importância do engajamento de crianças e jovens no enfrentamento à crise climática durante o Cria G20, no sábado.
Nas redes sociais, Licypriya relatou que o cordão de ouro da mãe dela foi furtado enquanto ela andava pela região. Além disso, reclamou que os bandidos passaram de bicicleta em frente a policiais, mas ninguém as ajudou a impedir que eles fugissem.
A jovem definiu a experiência como "horrível" e disse nunca ter vivenciado algo parecido nos mais de 60 países onde já esteve. "Que mensagem o Brasil está passando ao mundo com esse incidente em um evento com forte segurança como o G20", lamentou.
#SOS Hello @g20org@LulaOficial, My mom gold chain just snatched away by 2 boy while walking at Rio de Janeiro. And No one help us to stop them even the police when the theif run away in front of them in a bicycle. Government of Brazil invited us to attend the #G20Brazil… pic.twitter.com/WJ6LdiRtxZ
Em nota, a Operação Segurança Presente informou que duas integrantes da comitiva de Timor Leste acionaram uma equipe bilíngue que patrulhava na Lapa. Os agentes levaram as vítimas para circular em ruas do bairro em uma viatura para tentar localizar os suspeitos, mas não os encontraram.
A ocorrência foi registrada na 5ª DP (Mem de Sá), uma vez que as duas estavam com a viagem de volta à Índia marcada para o mesmo dia e ficaram receosas de perder o voo ao se deslocar ao Leblon, na Zona Sul, para registrar o caso na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.