Falsos links são enviados através de SMS e WhatsAppDivulgação

Rio - A Associação Nacional dos Detrans (AND) divulgou nesta quinta-feira (21) uma nota alertando os motoristas para que não acessem notificações de suspensão ou cassação da CNH por meios que não sejam os oficiais dos departamentos de trânsito. O Detran.RJ também publicou um aviso sobre o novo golpe, que é enviado por diversos canais, como SMS, WhatsApp e e-mail.

Ao acessar o suposto link de consulta, o usuário é direcionado a uma página falsa que simula o sistema Gov.br, do Governo Federal. Ao preencher os dados para fazer a consulta, o resultado exibe informações pessoais do condutor, supostas infrações cometidas e valores a serem pagos, além de um campo com a opção "regularizar". A pessoa deve ignorar comunicações como essas, pois se tratam de tentativas de golpe.
O Detran.RJ informa que não entra em contato com os usuários, seja por SMS, e-mail ou telefone, para comunicar a suspensão ou cassação da CNH. As infrações de trânsito, assim como as notificações, são enviadas por carta registrada.

Para consultar as infrações cometidas, o usuário deve acessar o Posto Digital do Detran.RJ, no site do Detran (www.detran.rj.gov.br); ou clicar na aba Infrações no site; ou ainda baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Pelo aplicativo, o usuário também pode aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para ser avisado quando houver uma nova infração registrada e, inclusive, começar a receber as notificações de infração e penalidade exclusivamente de forma eletrônica.