Rompimento da adutora em Rocha Miranda, na Zona NorteArmando Paiva/Agência O Dia
A Ação Civil Pública (ACP) é um instrumento jurídico utilizado para defender os interesses de um grupo de consumidores que tenham sido lesados de maneira semelhante por uma empresa ou instituição.
A ACP tem como objetivos: Assegurar às vítimas indenização pelos prejuízos causados, além de danos morais, cujo valor será estabelecido pelo juízo; - Assegurar aos consumidores que tiveram a saúde física e mental comprometidas com o evento, acesso a tratamentos médicos imediatos e adequados a sua necessidade; Indenização por danos morais coletivos, no valor de R$ 1 milhão a ser revertida ao Fundo de Proteção do Consumidor que propicia recursos para a defesa do consumidor do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o Secretário da Sedcon, Gutemberg Fonseca, a Secretaria e a Autarquia querem auxiliar os consumidores, de forma efetiva, diante da falha recorrente na prestação de serviços da Águas do Rio.
“Identificamos diversas denúncias e reclamações de consumidores registradas na imprensa, nas nossas redes sociais, no sistema ProConsumidor e em plataformas de queixas, que apontam que a Águas do Rio estaria cometendo falhas na prestação do serviço que ferem o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Dessa forma, entendemos que para o bem coletivo essa ação se faz necessária. O consumidor deve ficar atento aos seus direitos e tanto a Sedcon quanto o Procon estão disponíveis para ajudar”, informou.
Além desta Ação, a Secretaria e a Autarquia vem, ao longo do último mês, tomando outras providências para auxiliar o consumidor de maneira mais assertiva e penalizar a concessionária pelas infrações cometidas. Entre elas a abertura de ato sancionatório em razão do rompimento da adutora em Rocha Miranda; abertura de ato fiscalizatório em razão da falta de água contumaz em diversas regiões do Rio e Grande Rio; propositura de ação civil pública para impedir atos abusivos da concessionária na cobrança de valores indevidos aos consumidores.
O Presidente do Procon Marcelo Barboza, ressalta que além de coibir as práticas abusivas, o objetivo das ações é assegurar que os direitos dos consumidores sejam respeitados e que a empresa adote medidas corretivas.
“A Sedcon e o Procon estão empenhados em defender o consumidor de maneira abrangente, evitando que situações lesivas continuem a ocorrer e afetem mais pessoas. É extremamente importante que o consumidor fique atento aos seus direitos e entre em contato com a Secretaria, através do Fala Consumidor, e com a Autarquia sempre que se sentir lesado de qualquer forma”, explicou Barboza.

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