Zulu foi preso por agentes da Draco na UPA de PaciênciaReprodução

Rio - Felipe Ferreira Carolino, conhecido como Zulu, apontado como líder da milícia que atua na comunidade do Rodo, em Santa Cruz, na Zona Oeste, foi preso nesta quarta-feira (11) depois de receber atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paciência. A Polícia Civil investiga possíveis irregularidades no tratamento de criminosos em unidades de saúde públicas.
A prisão foi realizada por agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). De acordo com a Polícia Civil, o homem é considerado uma figura de destaque dentro da milícia, retornando a liderança da organização na comunidade do Rodo logo após deixar a prisão, em maio deste ano. Zulu já havia sido preso pela especializada em 2019 e ficou por cinco anos na cadeia.
Segundo a Civil, Felipe foi detido ao dar entrada na UPA de Paciência, na Zona Oeste. Antes disso, ele havia sido atendido no Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz. A corporação destacou que a transferência foi irregular, o que levantou suspeitas sobre um esquema de favorecimento a milicianos.
A Draco investiga possíveis irregularidades no atendimento de integrantes da organização em unidades de saúde públicas.
Zulu foi preso em flagrante por constituição de milícia privada e porte ilegal de arma de fogo. Uma pistola foi apreendida na ação.
Além disso, Felipe também é alvo de outros inquéritos em andamento, apurados pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), que investigam crimes como desaparecimentos e homicídios ligados à atuação da milícia.

As investigações da Draco seguem em andamento para identificar e responsabilizar outros envolvidos na milícia.