Eduardo Paes e vereadores eleitos são diplomados na Câmara MunicipalReprodução

Rio - O prefeito Eduardo Paes e os vereadores eleitos no Rio em 2024 foram diplomados, no fim da manhã desta quarta-feira (18), durante solenidade no Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal, no Centro do Rio. A cerimônia contou com a participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, responsável por entregar os diplomas para Paes e seu vice, Eduardo Cavaliere.

"Os senhores assumem hoje a vereança do município do Rio e a prefeitura. É uma função super importante, onde os senhores têm que cuidar da nossa população, da nossa gente. É difícil, mas os senhores têm que ter prazer no exercício dessa função que certamente os levará a bons caminhos, boas práticas que convenham ao Legislativo", declarou o presidente do TRE.
O desembargador ainda citou a vereadora mais longeva da casa, Rosa Fernandes (PSD), de 68 anos, que está no nono mandato consecutivo. Além dela, o presidente também mencionou o ex-prefeito do Rio, o vereador César Maia (PSD), que está no quarto mandato seguido.
"A máquina administrativa do Estado, Município e União funcionam quando temos uma harmonia. Quando há um desarranjo, os problemas surgem, as dificuldades surgem e quem acaba perdendo é a população", concluiu Figueira.

Após o discurso do desembargador, a juíza Maria Paula Galhardo, presidente da 125ª Junta Eleitoral do Rio, também parabenizou os candidatos eleitos no pleito deste ano.
"A partir de hoje, os senhores e as senhoras passam a representar a vontade da população do município do Rio de Janeiro. Sua legitimidade, no entanto, exige dos senhores e das senhoras o comprometimento com os eleitores que prestaram a sua confiança nos senhores e senhoras, especialmente os mais vulneráveis", pontuou.

O prefeito Eduardo Paes, reeleito ao posto de líder do executivo municipal, foi o primeiro a receber o diploma. Em seguida, foi a vez do vice-prefeito, Eduardo Cavaliere. A cerimônia de diplomação seguiu com a convocação dos vereadores da casa.

O evento realizado na Câmara antecede a solenidade que dá posse a todos os eleitos, no próximo dia 1º de janeiro.