Adaptação irregular foi feita por um influenciador digitalReprodução

Rio - Um homem foi flagrado pilotando um 'jet-ski' na Ponte Rio-Niterói e o vídeo viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira (6). O veículo aquático foi adulterado com o chassi de uma motocicleta. Ele vai ser multado pela Polícia Rodoviária Federal. Veja:


As imagens acabaram repercutindo e geraram uma onda de comentários e compartilhamentos nas redes sociais. Internautas, impactados com a adaptação feita pelo piloto, demonstraram preocupações com a segurança do motorista, mas também fizeram elogios.

"Pela água teria sido mais rápido", brincou um. "Cadê a fiscalização?", perguntou outro.

A discussão gerou, ainda, um debate sobre a legalidade da cena inusitada, já que o chassi de um veículo foi alterado. Alguns internautas também enfatizaram preocupação com os riscos envolvidos na adulteração feita. O responsável pelo 'jetmoto' é criador de conteúdo e publica diversos vídeos nas redes sociais realizando manobras com motos. 

Em nota, a EcoPonte informou que o Centro de Controle Operacional detectou que o jet ski adaptado acessou a Ponte, em direção ao Rio, acoplado a um veículo de passeio. Na altura da descida do Vão Central, o veículo parou, soltou o equipamento e seguiu viagem pela via.

Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que no último domingo (5), um homem passou por volta das 15:40 pelo pórtico 11 da Ponte Rio-Niterói, conduzindo o que aparentava ser uma moto aquática. Em pesquisa no sistema, foi verificado que na verdade se tratava de uma motocicleta Suzuki AN125, com adulteração não autorizada do veículo e licenciamento vencido desde 2010.

Foi verificado também que um automóvel estava ajudando a levar a moto aquática em uma carreta. Ambos foram identificados em imagens para futuras autuações. O motorista pode, ainda, perder pontos na carteira de habilitação.
O Detran-RJ informou que qualquer veículo que passe por alterações em suas características originais precisa ser submetido à avaliação e aprovação pelos órgãos técnicos competentes.
"Além disso, é importante destacar que esse tipo de veículo não possui registro que o autorize a circular em vias públicas, sendo tal prática irregular e passível de penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro", destacou. 
Inicialmente, o órgão informou que o motorista pode ser enquadrado no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê como infração conduzir um veículo em condições que comprometam a segurança, a regulamentação ou a integridade do trânsito.
Cena já aconteceu na Linha Amarela
O veículo adulterado já havia viralizado nas redes sociais após o mesmo motorista ser flagrado dirigindo na Linha Amarela, altura de Del Castilho, na Zona Norte. O caso aconteceu no dia 20 de dezembro. 
Segundo a Lamsa, concessionária responsável pela via, uma equipe de fiscalização foi acionada após o registro de uma ocorrência envolvendo um grupo de motociclistas, e direcionaram o caso à Polícia Militar. O 'jet ski' estava descaracterizado e sem placa. Contudo, na época, a corporação disse que não foi acionada.