Criança de 11 anos é resgatada pela PRF após ser esquecida em restaurante na DutraDivulgação/PRF

Rio - Um carro foi flagrado transportando 10 passageiros na manhã desta sexta-feira (10), na Rodovia Rio-Santos, na altura de Paraty, na Costa Verde do Rio. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordaram o veículo e constataram que seis crianças estavam fora dos assentos e sem cintos de segurança.
De acordo com a PRF, os policiais realizavam patrulhamento referente a Operação Verão Rio-Santos, que visa coibir infrações e garantir a segurança das pessoas que passam pela via durante o período de grande movimentação turística.
Os agentes avistaram o carro com os 10 passageiros, entre adultos e crianças, em condições de vulnerabilidade, comprometendo a proteção em caso de colisão ou frenagem brusca. Em nota, a corporação ressaltou que, além de reduzir o conforto dos ocupantes, a superlotação aumenta significativamente o risco de ferimentos graves ou fatais em caso de acidente.
Além disso, o transporte de crianças sem dispositivos de retenção é uma violação direta do Código de Trânsito Brasileiro, que exige o uso de cadeirinhas ou assentos de elevação para menores de sete anos e meio. Com isso, o motorista foi autuado em flagrante e teve que providenciar transporte para os passageiros excedentes.