Rio - O município do Rio registrou, nesta sexta-feira (17), o dia mais quente do ano. Segundo o Centro de Operações Rio (COR), a temperatura máxima chegou a 39,2°C, às 14h45, na estação de Irajá, na Zona Norte. A cidade entrou no Nível de Calor 3 (NC3) às 9h50.
De acordo com o COR, as condições climáticas devem permanecer estáveis até a próxima segunda (20). A entrada do município no NC3 significa que há a previsão de permanência ou aumento do registro de índices de calor alto (36°C a 40°C) por, ao menos, três dias consecutivos.
Segundo o Alerta Rio, a alta disponibilidade de umidade juntamente com o calor influenciaram o tempo na cidade nesta sexta-feira (17). Assim, o dia foi com céu claro a parcialmente nublado e, até o momento, não houve registro de chuva.
Previsão do tempo
Neste sábado (18), a previsão indica um céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva isoladas durante a noite. A temperatura pode chegar a 40°C com a mínima de 23ºC. O mesmo cenário se repete no domingo (19) e na segunda-feira (20) com a temperatura variando entre 41°C e 24°C.
Na próxima terça-feira (21), com a passagem de uma frente fria pelo mar, haverá declínio das temperaturas, com a máxima sendo de 38°C e a mínima de 24°C. Há possibilidade de pancadas de chuva durante a tarde.
Já na quarta-feira (22), o dia será com chuva fraca a moderada a qualquer momento e um clima mais ameno com a temperatura variando entre 31°C e 18°C.
Recomendações para dias quentes:
- Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede; - Consuma alimentos leves como frutas e saladas; - Utilize roupas leves e frescas; - Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar; - Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h; - Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde. - A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar; - Proteja as crianças com chapéu de abas; - Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.