Carabina e pistolas foram apreendidas durante a operação no Morro do BarbanteReprodução

Rio - Apontado como um dos principais ladrões de cargas e de carros de luxo do Rio, Vinicio da Silva Bento, de 32 anos, o 'Maquinista da Maré', morreu em um confronto com policiais, na manhã desta quinta-feira (6), no Morro do Barbante, na Ilha do Governador, na Zona Norte. A troca de tiros terminou com um segundo suspeito morto, dois feridos e outros dois presos.
Agentes das polícias Militar e Civil realizaram uma ação na comunidade para prender criminosos envolvidos em roubos de veículos nas principais vias expressas da capital, como as Linhas Vermelha e Amarela, além de pontos da Avenida Brasil.
De acordo com investigações, traficantes do Morro do Barbante teriam ligações com o grupo que controla a comunidade Nova Holanda, no Complexo da Maré, na Zona Norte, alvo da Operação Torniquete nesta quinta.
A PM informou que os policiais foram recebidos a tiros, o que gerou um confronto. Após a troca de tiros, os agentes encontraram Vinicio morto. Ele, que tinha oito anotações criminais, era considerado o sucessor de Luiz Felipe Medeiros Lage, o Felipinho da NH, que morreu em um tiroteio após uma tentativa de assalto, em novembro do ano passado, na Linha Vermelha, na altura de São Cristóvão, na Zona Norte.
Além do Maquinista, Alisson Lucas dos Santos, conhecido como Gordão, de 23 anos, suspeito de integrar a mesma quadrilha que Vinicio, também morreu. Ambos teriam participado do roubo a uma transportadora na Pavuna, na Zona Norte, na segunda-feira (3).
Outros dois homens feridos durante a troca de tiros foram socorridos e encaminhados ao Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha. Ainda não há informações sobre seus estados de saúde.
Durante a ação, os agentes ainda prenderam dois suspeitos e apreenderam uma carabina calibre 5.56, duas pistolas, cinco carregadores de diversos calibres e munições, além de drogas. As ocorrências foram apresentadas na 37ª DP (Ilha do Governador).
A operação foi realizada por agentes do 22° BPM (Maré), 17° BPM (Ilha do Governador), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Subsecretaria de Inteligência da Corporação (SSI), com apoio da 19ª DP (Tijuca), 21ª DP (Bonsucesso), 22ª DP (Penha) e 37ª DP (Ilha do Governador).